A VIDA DE JESUS
Tese: A VIDA DE JESUS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jadivilson • 15/11/2014 • Tese • 2.032 Palavras (9 Páginas) • 336 Visualizações
Vida de Cristo
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Ciclo de frescos Italiano do século XVI, com vinte e uma cenas desde a Anunciação até à Ressurreição. Fila superior: Anunciação, Natividade, Visita dos Três Magos, Fuga para o Egipto, Baptismo de Cristo, Ascensão de Lázaro, Entrada em Jerusalém, Última Ceia. Fila do meio: Lavagem dos pés, Agonia no Jardim, Prisão de Cristo, Julgamento perante o Sinédrio, Julgamento perante Pilatos, Flagelação. Linha inferior: Ecce homo, Via dolorosa, Queda da Cruz, Crucificação, Descida da Cruz, Descida ao Inferno, Ressurreição.
A Vida de Cristo enquanto ciclo narrativo na arte cristã compreende uma série de temas, frequentemente agrupados em séries ou ciclos de trabalho em variados suportes, e que narram e vida de Jesus na terra, em oposição a diversos outros temas artísticos que mostram a vida eterna de Cristo, como Cristo em Majestade, e também vários outros géneros de retratos ou temas devocionais sem um elemento narrativo. A maior parte dos temas que formam os ciclos narrativos foram também temas de trabalhos individuais, embora com incidência muito diversa.
Os temas mais comuns são relativos ao nascimento e infância de Jesus, a Paixão de Cristo, que levou à sua crucificação e ressurreição. Muitos dos ciclos cobriam apenas um destes grandes temas, enquanto outros combinavam a Vida da Virgem com a de Jesus. Temas referentes à vida de Jesus durante o seu período de pregação, antes do tempo da Paixão, são relativamente raros na arte medieval, por diversos motivos.1
Índice [esconder]
1 Cenas mais comuns
1.1 Sequência do nascimento e infância
1.2 Período missionário
1.3 Paixão de Cristo
1.4 Da ressurreição à ascensão
2 Escolha de cenas
3 Ciclos
4 Parábolas
5 Referências
6 Bibliografia
7 Ver também
8 Ligações externas
Cenas mais comuns[editar | editar código-fonte]
Painel de marfim com o Massacre dos Inocentes, Batismo de Jesus e Bodas de Caná, 1º terço do século V
A Paixão representada em várias pequenas cenas, c. 1490, desde a Entrada em Jerusalém (inf. esq.) até à Ascensão (sup. dir.).
As cenas representadas mais frequentemente são:2
Sequência do nascimento e infância[editar | editar código-fonte]
Algumas destas iconografias podem também formar parte de ciclos da Vida da Virgem:
Anunciação a Maria, mostrando a concepção de Jesus
Natividade
Adoração dos Magos
Circuncisão de Jesus
Apresentação de Jesus ao Templo
Fuga para o Egito, ou o Massacre dos Inocentes
Jesus encontrado no Templo, o último episódio da infância de Jesus nos Evangelhos canónicos
Período missionário[editar | editar código-fonte]
Baptismo de Jesus
Pesca miraculosa, mais frequentemente observada nas "Vidas" de apóstolos
Tentação de Cristo, frequentemente dividida nas suas três partes
Bodas de Caná, o primeiro milagre registado nos Evangelhos, e o único no qual Maria esteve presente
Transfiguração de Jesus, muito mais comum na arte oriental
Ascensão de Lázaro
Paixão de Cristo[editar | editar código-fonte]
Cristo deixando a mãe, de origem tardo-medieval e não baseado nos Evangelhos
Domingo de Ramos, a entrada de Cristo em Jerusalém
Purificação do Templo, mais popular a partir do Renascimento
Última Ceia e Lava-pés
Agonia no Jardim de Getsêmani
Beijo de Judas e Prisão de Jesus
Negação de Pedro: normalmente a única cena da Paixão a não incluir Cristo
Julgamento de Jesus
Cristo frente a Pôncio Pilatos
Flagelação de Cristo
Coroa de Espinhos
Ecce Homo
Via Dolorosa
Crucifixão de Jesus, frequentemente dividida em várias cenas, incluindo a cravação, a elevação da cruz, e o disparo da flecha contra Jesus.
Descida da Cruz
Lamentação de Cristo (Pietà)
Sudário
Tumulação de Cristo
Descida de Cristo ao Inferno (não está nos evangelhos)
Da ressurreição à ascensão[editar | editar código-fonte]
Ressurreição de Jesus, que não foi representada directamente no I milénio, sendo representadas em seu lugar Três Marias ou Portadores de Mirra sobre um túmulo vazio, ou então as próximas três cenas.
Noli me tangere
Cena de Emaús: Discípulos de Emaús e Jantar em Emaús
Incredulidade de São Tomás
Ascensão de Jesus
Escolha de cenas[editar | editar código-fonte]
Entrada em Jerusalém, parte de uma série na Cappella degli Scrovegni, por Giotto, c. 1266.
Após o período paleocristão, a selecção de cenas a serem ilustradas era orientada pelas festividades da Igreja e pelo Credo niceno, tendo ambos recebido destaque por parte dos escritores devocionais em cujas obras muitos
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