A Vivencia Cristã
Por: clebersont • 12/3/2024 • Artigo • 788 Palavras (4 Páginas) • 612 Visualizações
Instituto Teológico Quadrangular
Cleberson T Oliveira
Auto atividade – Capitulo 03
Trabalho apresentado para a disciplina: Vivencia Cristã do curso livre em Teologia, sob orientação do Professor(a): Dilane Mendes Souza.
[pic 1]
- Quais são os dois grupos de qualidades cristãs estudadas neste capitulo e que devem ser buscados pelo cristão?
O fruto do espirito e o caráter adequado, é necessário atentar para os defeitos que precisam ser substituídos em nossas vidas.
- Quais são as obras da carne? Quais estão relacionadas à vida sexual?
- As obras da carne são: Prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, ira, facções, dissenções, partidos, invejas, bebedices e orgias.
- As obras da carne voltadas ao sexo são: Prostituição, impureza, lascívias e orgias.
- Compare o fruto do espirito com as obas da carne.
As obras da carne são aquelas geradas pelo homem, nascendo dos desejos carnais e das influências malignas espirituais, com o propósito de destruir aqueles que foram criados à imagem de Cristo. Em contraste, os frutos do Espírito resultam de uma intervenção divina na qual o ser humano não desempenha nenhum papel ativo, exceto o de se submeter ao poder de Deus e permitir Sua ação.
- Quais são as características do fruto do espirito? Explique 4 delas.
As características do fruto do Espirito são: Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.
- Amor: a primeira característica do fruto do espirito citada acima e um dos mais importantes, pois fala do amor de Deus derramado sobre nossos corações pelo espirito santo.
- Alegria: esta é a alegria que vem do Senhor Jesus Cristo, e independe de circunstancias, causas ou adversidades, pois, quando se trata da alegria gerada por Deus ela sempre vai nos tornar alegres em Cristo Jesus.
- Longanimidade: se trata de um longo animo, uma forma de entender essa palavra, pois, se trata de um animo que não tem interferências sobre as várias pressões diárias que o cristão possa sofrer, ele sempre terá animo para prosseguir.
- Fidelidade: essa tem a ver
- com FÉ que é a confiança e entrega total a direção de Deus, ser fiel a Deus é, apesar de tudo que o mundo possa oferecer ao cristão ele sempre será fiel as palavras de Deus para a sua vida.
- Quais são as áreas nas quais o cristão deve exercer autocontrole? De acordo com tudo o que foi estudado ate o momento nesta disciplina, o que podemos fazer para que a nossa mente não seja invadida pelo mal?
As áreas que o cristão deve exercer o autocontrole são: Controle da língua, Controle da mente e o controle dos hábitos.
- Devemos nos conter em falar demasiadamente, em Provérbios 21.23 fala sobre o poder que a língua (palavra) tem sobre o ser humano, chegando a relatar que pode “dar vida ou levar a morte”. Por isso, exercer o auto controle da língua indica a capacidade para controlar as diversas áreas de nossa vida.
- A mente é frequentemente o principal alvo dos ataques do inimigo, pois é onde somos mais impactados. Existem pensamentos intrusivos, como a ciência os descreve, que surgem em nossa mente mesmo durante momentos de oração ou louvor, independentemente do local em que estejamos. Provérbios 4:23-27 nos fala sobre “vigiar acima de tudo os pensamentos”.
- O controle dos hábitos é fundamental para exercermos autocontrole nas três categorias apresentadas, pois é nesse domínio que nos preparamos para tal. Em Mateus 6:22, somos lembrados de que podemos moldar nossas mentes e hábitos com coisas benéficas, resultando em bem para todo o nosso corpo. Efésios 5:18 nos instrui a nos encher do Espírito, em vez de nos preencher com futilidades. Desse modo o cristão pode exercer o controle da língua, pois não falará coisas vãs se sua mente estiver cheia de pensamentos bons. Não pensara coisas maléficas pois seus olhos estarão voltados para Cristo e tendo o habito de buscar as coisas de Deus, não haverá espaço para hábitos maliciosos.
- Quais são as qualidades de caráter que o cristão deve buscar sendo o apostolo Pedro? Excelência moral, Mansidão, Piedade.
- Como estas qualidades se desenvolvem na vida do cristão?
- Excelência moral: visa identificar um verdadeiro cristão em todas as áreas de sua vida, pois, todo cristão verdadeiro tem uma conduta irrepreensível.
- Mansidão: devemos ser mansos de coração, devemos mostrar autocontrole sobre a ira e a raiva, visando manter a tranquilidade em situações adversas.
- Piedade: a piedade nada tem a ver com códigos de condutas ou religiosa, uma pessoa piedosa mostra ser reverente e seguidora de Cristo Jesus pois essa é a marca fundamental de uma vida centrada em Deus.
...