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A congregação (kehilat israeli)

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Por:   •  22/10/2013  •  Artigo  •  1.962 Palavras (8 Páginas)  •  365 Visualizações

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Nisto Cremos!

A congregação (kehilat israeli)

Cremos ser a kehilah um corpo composto de israelitas naturais, que abraçaram a nova aliança do eterno e a yeshua, e de gentios, que se converteram e renunciaram a seus deuses e religiões, unindo-se ao d-us de israel e ao seu povo, tornando-se membros da família de d-us e tendo por cabeça o mashiach prometido, yeshua; jesus, o messias. ao mesmo tempo, é a comunidade de israel, ou seja, um povo que cultiva tradições e liturgia da congregação judia do primeiro século. sua missão é pregar as boas novas a respeito do mashiach yeshua, da nova aliança e das promessas feitas a nosso pai abraão; da vinda do mashiach para ocupar o trono de davi em jerusalém (terrena), no reinado milenar de transição na terra e implantar o reino eterno, o mundo vindouro (olam habah).

a kehilah, a exemplo de judá no tempo do cativeiro babilônico, se descaracterizou pela apostasia e a mescla com os costumes e práticas religiosas pagãs, que começou logo após a morte dos apóstolos e teve seu ápice na união com constantino, no iv século (e.c.). felizmente, graças a um remanescente guardado por d-us, tem ultimamente resgatado suas raízes de noiva judia do primeiro século e restaurado a liturgia, a forma de adoração e as tradições de nosso povo israel, que aceitou a nova aliança. judá teve que fazer um grande concerto com o eterno para que esdras e neemias pudessem restaurar o culto. por isso, estamos nos distanciando do protestantismo, que de certa forma nos serviu de referência por algum tempo; estamos nos sentindo mais próximos de nossas raízes, nos sentindo realmente israelitas e percebendo que yeshua, jesus, que é judeu, hoje já pode descobrir a face de sua noiva e a reconhecer.

a nova terra

ao se cumprirem os mil anos de reinado messiânico, satanás será solto de sua prisão e sairá a enganar as nações que estão sobre a terra para uma batalha definitiva contra yeshua hamashiach, o messias jesus e seu trono na jerusalém terrena. fogo de d-us descerá do céu e os consumirá. os ímpios ressuscitados serão julgados no juízo final e lançados no lago de fogo para a segunda morte. a própria morte então será destruída. por fim, a terra fica totalmente purificada e a santa jerusalém desce dos céus (apoc.20 e 21). aí começa o mundo vindouro!

arrependimento e remissão

cremos na necessidade do arrependimento de pecados, de total submissão e obediência a d-us mediante o reconhecimento da nova aliança e a aceitação de yeshua como o mashiach e salvador de israelitas e gentios, para a obtenção do perdão e purificação de todos os pecados.

tevilah (imersão em águas ou batismo)

realizada por imersão, em nome de yeshua hamashiach (jesus o messias e filho de d-us), nos assegura a condição de participantes da nova aliança celebrada com seu povo israel e o ingresso na oliveira (israel) de gentios convertidos, que deixam de ser estrangeiros. por esta tevilah, alcançamos a completa remissão dos pecados. simboliza morte, sepultamento e ressurreição com o mashiach (at 2:38; rm 6:3-6).

revestimento com os dons de ruach hakodesh, o espírito santo

após a imposição de mãos dos líderes congregacionais o discípulo poderá receber qualquer um ou mais de um dos nove dons espirituais, que poderão se manifestar no momento ou posteriormente, dependendo da vontade de hashem. nem todo o discípulo "batizado" com o espírito santo, tem necessariamente que falar em línguas. pode receber qualquer um dos dons e está "batizado" com o dom recebido (atos 19:6; i cor. 12:4-11, 28-30; 14:26, 27, 39, 40).

a concessão de ruach hakodesh, iniciada em shavuot (pentecostes) cumpre plenamente a profecia de joel 2:28, 29 e além de conceder poder e autoridade aos apóstolos e discípulos para expandir a mensagem, possibilitou a internalização da torah (lei) nos israelitas da nova aliança, de modo a que cumprissem com mais dedicação com os mandamentos do eterno (jr. 31:31-34; ez 36:26, 27).

dons espirituais

cremos nos nove dons mencionados por shaul hashaliach (paulo, o apóstolo dos gentios), que são distribuídos na kehilah e manifestos segundo a vontade de d-us em tempos oportunos e necessários (1 cor. cap. 12 e 14).

santificação pelo cumprimento

(os das mitzvot mandamentos)

revestidos de ruach hakodesh, tornou-se muito mais prático a possibilidade do cumprimento dos mandamentos da torah (rm 8:4) para a nossa santificação (ou separação dos demais povos), sem a qual ninguém verá o senhor. portanto, os mandamentos nos santificam, atraem bênçãos de hashem, conforme deuteronômio 28 e não funcionam como obras para a salvação.

tsniut (modéstia)

no tocante às vestimenta e outros usos, tanto homens quanto mulheres devem ser recatos. segundo yeshua devemos ser luz e nossa justiça deve exceder a dos mais zelosos fariseus. devemos nos vestir com modéstia e termos cuidados com o que pode nos conduzir ao campo da sensualidade, principalmente no que tange as vestes e adornos femininos. pinturas faciais, esmaltes, roupas justas, transparentes e decotadas tendem a atrair o sexo oposto, sendo, portanto, impróprias para israelitas. a torah recomenda não haver trajes masculinos em mulheres e vice-versa e isto deve ser observado. correntes do judaísmo mais ortodoxo zelam na observância destas orientações.

"a indústria de marketing não esconde: uma propaganda eficaz, seja ela para vender automóveis ou margarina, deve exibir um corpo humano. o corpo tornou-se um objeto. quem o expõe, cai nesta onda. É como afirmar que somos um objeto, e por isso estamos exibindo-o. temos de ser apreciados pelo que somos. quando nos vestimos com recato, estamos dizendo: "não, não quero ser visto superficialmente, apenas como um corpo. por isso, cubro-o. não é isto que deve ser levado em conta. quero ser visto por dentro. É isso que sou de verdade!"

o judaísmo sustenta que a maneira pela qual nos vestimos possui relação direta com a forma de agir e o que pensamos de nós mesmos. o judeu deve ser uma pessoa íntegra expressa também através de suas vestes, que será o reflexo de sua essência e vice-versa. alguém que se veste modestamente, por exemplo, deve agir da mesma maneira, com descrição e decência.

por fim, devemos nos lembrar que somos "bnei melachim" - filhos do rei. assim como príncipes e princesas, devemos nos vestir de maneira bela, porém honrosa e respeitosa.

a

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