A Congrega Contábeis
Por: nessazanotto • 11/11/2019 • Trabalho acadêmico • 332 Palavras (2 Páginas) • 173 Visualizações
Modelos de balanços sociais
São três os modelos de balanços sociais utilizados pelas empresas brasileiras.
- GRI- Global Reporting Initiative: apresenta importantes contribuições e por ser um modelo consolidado internacionalmente oferece as bases para uma maior comparabilidade de informações. Apresenta visão estratégica, perfil, estrutura de governança e sistemas de gestão, sumário de conteúdo da GRI e indicadores de desempenho. Garante que os indicadores qualitativos e seus relatórios são essenciais.
- Instituto Ethos: sugere indicadores com aspectos qualitativos e o parecer e os resultados quantitativos apresentados em números. As informações são definidas em três formas, a apresentação, a empresa e qual a atividade empresarial.
- IBASE- Instituto Brasileiro de Análise Social e Econômica: Menciona informações de dados qualitativos e quantitativos. Tem a vantagem de estimular todas as empresas a divulgar seu balanço social independente do tamanho e setor (Sucupira, 2001). Este modelo é o mais utilizado no Brasil.
Demonstrativos do valor Adicionado- DVA
A demonstração do valor adicionado é um relatório contábil que visa demonstrar o valor da riqueza gerada pela empresa e a distribuição para os elementos que contribuíram para a sua geração. Mede a eficiência da empresa na utilização dos fatores de produção e seu destino, comparando o valor das saídas com o valor das entradas. Pode-se efetuar análise horizontal e vertical dessa demonstração.
Materiais e métodos
O estudo em questão caracteriza-se como pesquisa descritiva de abordagem quantitativa por meio de um estudo comparativo de caso. A pesquisa empregou dados numéricos e os instrumentos utilizados para esta constatação são os percentuais de análise vertical e horizontal. O primeiro passo constituiu conceitos de responsabilidade social, gestão ambiental e balanço social. Por segundo foi realizar a delimitação da pesquisa e a coleta de dados de uma cooperativa agroindustrial de Alegrete- RS. O terceiro passo foi a análise de dados por meio dos aspectos: análise horizontal, vertical e comparativa.
A empresa estudada nasceu em 1999 após ter incorporado outras empresas chegando aos dias atuais como a principal cooperativa alegretense de produção arrozeira.
...