TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A fé Nos Dias De Hoje

Trabalho Escolar: A fé Nos Dias De Hoje. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 4

Por Fabio Campos

Texto base: “Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade”. (Pr. 16.32 NVI).

O que faz grandes homens naufragarem na fé? Quantos de nós vimos este tipo de situação? um guerreiro, o qual não só colocávamos a mão, mas o corpo inteiro no fogo em confiança na integridade e caráter daquele que se apresentava diante de nós. O que fez Davi cair com Bete-Seba? O que dizer de Salomão que até ídolos adorou? O que dizer de Sansão, um guerreiro de força incomparável, tornou-se um “cachorrinho” inofensivo acariciado por Dalila?

Nem tudo que vemos de fato é! A Escritura ilustra esta verdade dizendo que, “como joia de ouro em focinho de porco, assim é a mulher formosa” (Pr 11.22 RA). O homem que não controla o seu espírito nem sua paixão, nunca verá o “porco” [considerado impuro para os judeus], apenas a “formosura da mulher”. Quantos e quantos impérios foram destruídos por conta de um segundo de prazer! Seus olhos estavam na “formosura” e não na “impureza” do porco.

Quando vejo algum irmão (a) expondo seu dom naquilo que faz para o Senhor, de forma ostensiva, confesso que fico preocupado. Na qualidade de alguém virtuoso, ouve-se mais e fala-se menos (Tg 1.19). Pessoas que acabam de se converter e já querem ganhar o mundo. Pela impetuosidade não criam raízes; piores somos nós [velhos de casa] que fomentamos esta síndrome messiânica na vida destes. Muitos são os estragos, e como não têm raiz, também não frutifica. Crescem! Secam! E em pouco tempo, morrem! Paulo se preparou oito anos para iniciar seu ministério; Jesus, trinta! Hoje, jovens são ordenados a pastor sem nenhum preparo teológico e maturidade espiritual.

A Bíblia é clara, não podemos ser “precipitados a ordenar alguém a liderança” (1 Tm 5.22), para que, ensoberbecendo-se, incorra na condenação do diabo (1 Tm 3.6). Antes de qualquer cargo eclesiástico, é preciso conhecer o Senhor (Jr 9. 23.24). Muitos estão aí dizendo, “Senhor, Senhor”! Profetizando, expulsando demônios e fazendo muitos sinais e maravilhas. Contudo, Jesus “nunca os conheceu” (Mt 7. 21-23). Não é que Ele já os conheceu um dia! Não! A Bíblia é clara: “Nunca vos conheci”.

O longânimo é sábio! Diferente do que é “estourado”. Este “exalta a loucura” (Pr 14.29). Melhor é o paciente do que o arrogante (Ec 7.8). A despeito de “longanimidade”, trata de alguém paciente, tardio em irar-se - sua sabedoria não o leva “precipitadamente” a ira. O resultado disto tudo é a paciência, que faz qualquer ser humano inteligente. Sensato se torna porque controla o seu gênio (Pr. 19.11).

O domínio próprio é a maior segurança de um homem: “Quem não sabe se controlar é tão sem defesa como uma cidade sem muralhas” (Pr 25.28 NTLH). Na nota de rodapé da Bíblia Shedd, “domínio próprio”, é “conservar o espírito dentro dos limites”. Por isso desconfio daqueles que são espalhafatosos ao expor sua fé e os seus “dons espirituais”. Não considero isso como ousadia, mas alguém que pode, assim como Pedro, falar a Cristo que nunca o negará, até que chegue a primeira luta e a pressão dos homens com suas ameaças.

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com