A ganância leva à destruição - Balaão
Por: GRAELOY • 21/4/2015 • Ensaio • 593 Palavras (3 Páginas) • 318 Visualizações
Balaão — Tema: A ganância pode nos induzir a seguir um mau caminho
Cena: Persuadindo estudante a aplicar conselho bíblico
Ponto a observar n° 31: Respeito pelos outros
Dri: Ah Grazi, tá vendo esses móveis da minha casa? Será a última vez que verá! To cheia deles! Vou trocar tudo! Já até fiz as contas do quanto vou gastar pra trocar...o problema é que vou precisar trabalhar bem mais pra poder dar conta....vai ficar difícil ir na reunião, Grazi..
Grazi: Ah Dri, não parecem tão ruins assim seus móveis. Acha mesmo que será boa ideia?
Dri: Então...pensei nisso...mas não vejo outra solução.
Grazi: Sabe Dri, tomar decisões é uma tarefa muito difícil..normalmente, envolve muitos fatores e nessa decisão que está tomando não é diferente. Já pensou em todos os fatores envolvidos, Dri?
Dri: Ah, Grazi...em alguns..Acha que não é boa ideia?
Grazi: Bom Dri, vamos avaliar o que a Bíblia nos diz a respeito? Em Lucas 14:28, encontramos o 1° fator a pensar antes de entrar em uma grande dívida: Sentar e calcular. Tenho o suficiente para completar? Você já fez isso, né, Dri e já viu que não conseguirá fazer de imediato. Mas você continua com a ideia de que mesmo sem ter no momento todo o dinheiro, precisa trocar os móveis. O que envolverá a partir daí então? Perder as reuniões para trabalhar mais? Vamos ver um conselho em Lucas 12:15?
Vc viu, Dri? Nossa vida não vem das coisas que possuímos, portanto é importante nos resguardarmos de todo tipo de ganância. Sabe por que é importante nos resguardarmos de todo tipo de ganância, Dri, mesmo que seja por pouco tempo? Quer ver um exemplo na Bíblia? O exemplo é o de Balaão. Ele serviu como um profeta de Jeová. Porém, ele tentou usar esse privilégio para ganhar uma recompensa de um rei moabita por falar maldições contra o povo de Deus, Israel.
Pra vc ter uma ideia da ganância de Balaão, Dri, ele tentou por 3 vezes amaldiçoar o povo de Israel e nas três vezes, ao invés de amaldiçoar, proferiu bênçãos ao povo. Isso porque Jeová era contrário à decisão de Balaão.
Porém numa certa vez em que ele foi obrigado a abençoar Israel, ele pensou: Se eu não consigo amaldiçoar o povo de Israel, talvez o próprio Jeová amaldiçoe!
A trama dele para agradar o rei foi sugerir que mulheres que adoravam Baal fossem usadas para seduzir os homens israelitas por comer coisas sacrificadas à ídolos e por cometer fornicação.
Sabe qual foi o resultado, Dri? Veja comigo na Bíblia, em Números 25: 1-4, 9. 24.000 israelitas mortos! Entre esses, Balaão também foi morto pela espada.
Esse é um exemplo forte, não é mesmo, Dri? Não estou comparando sua ideia com o que Balaão fez, porém, a sementinha é a mesma: a ganância. A ganância de Balaão, por desconsiderar a ordem e a orientação de Jeová resultou em morte pois o induziu a seguir um caminho mau.
No seu caso, o desejo de trocar os móveis irá te levar a perder reuniões, lugar onde recebe espírito santo de Jeová e sua orientação. Acredita que perder a orientação Dele mesmo que por um tempo não fará diferença em sua vida? O desejo por mais e mais coisas te afastará de Jeová. É por isso que o conselho de Lucas de nos resguardarmos de todo tipo de ganância é importante. Alimentar uma sementinha pode gerar frutos...e nem sempre esses frutos são doces...podem ser bem amargos.
Dri: É Grazi...pensando melhor, posso trocar meus móveis aos poucos...daí não preciso perder reuniões, né..
...