A história de Roma no Cinema
Por: psouza1967 • 3/5/2015 • Resenha • 754 Palavras (4 Páginas) • 373 Visualizações
A História de Roma no cinema
A memória e as visões sobre o mundo romano que são apresentadas pelos filmes, não devem ser consideradas como verdades absolutas nem como mentiras (ficção), pois as fontes são narrativas que não se propõe a este fim, pois o que temos são narrativas literárias, com margem para dúvidas, praticamente em tudo, diferentemente do que encontramos na História Moderna.
Geralmente, Roma é apresentada de maneira negativa, um povo ávido por poder, cheio de vícios, violentos, com práticas perversas como crucifixões, sacrifícios humanos nas arenas, e muita promiscuidade. Estes temas são mais interessantes do ponto de vista midiático, deixando de lado a preocupação de mostrar os fatos como eles realmente aconteceram, até porque, é difícil saber como eles aconteceram de fato.
A história de Roma é apresentada nos filmes ou em séries de TV, através de bons roteiros, direção, elenco e produção com o objetivo de agradar o público, tendo o interesse econômico (lucro), como objetivo principal, e no caso do filme O GLADIADOR, objeto deste trabalho, cumpre bem esta missão, pois foi um campeão de bilheteria.
Análise do filme O Gladiador:
1) Qual a visão de Roma que o filme apresenta? É favorável? É uma visão crítica? Essa visão considera os valores romanos da antiguidade ou apresenta o mundo com os valores atuais?
O filme apresenta Roma como a capital de um império, com ímpeto conquistador, mas com um imperador com uma visão humana, ou filosófica, preocupado com o futuro do império. Um filho disposto a buscar o poder a qualquer preço, se preocupando com valores como riqueza, poder, satisfação da carne, etc., nada diferentes da maioria das sociedade modernas.
2) O filme traz uma memória sobre o mundo romano que já está cristalizada no nosso imaginário (no imaginário social), ou seja, apresenta aquilo que achamos que Roma foi (violência, corrupção, sexo, um estado todo poderoso, riqueza e miséria) ou nos apresenta uma visão do mundo romano diferente da que imaginávamos?
A visão que o filme traz sobre o mundo romano, é a que achamos que Roma foi, com muita violência, luta pelo poder, sexo, corrupção, riqueza, miséria, ou seja, muito semelhante ao que vivemos em nossos dias , uma realidade que o ser humano vive desde a antiguidade, em todos os períodos e em todos os povos.
3) Qual a faceta, o aspecto da sociedade romana, que o filme valoriza?
O filme não chega a valorizar muitos aspectos da sociedade romana, mas cabe ressaltar a força do exército romano, e a importância do senado na condução do império.
4) Há incoerências em relação aos fatos históricos e personagens apresentados no filme? (E sempre há, até porque o filme é uma obra de entretenimento e não tem compromisso com a verdade histórica). Procure apresentar de forma didática os aspectos incoerentes.
Uma incoerência, é que o Imperador Marco Aurélio, não foi assassinado por seu filho, Cômodo, como retrata o filme. Tem a questão dos gladiadores, que diferentemente do que é apresentado no filme, o combate não era mero assassinato, mas uma luta baseada na arte da esgrima. É verdade que muitos eram assassinados na arena, mas as lutas não eram somente pela preservação da vida, envolvia outras questões,
...