CRER É TAMBÉM PENSAR
Por: serg1opere1ra • 12/2/2019 • Resenha • 1.129 Palavras (5 Páginas) • 216 Visualizações
CRER É TAMBÉM PENSAR
Síntese do livro de John R. W. Stott
Por Sérgio Pereira da Silva
STBSB - 1. Ano
Março de 1997
A mente humana tem fundamental importancia na vida cristã, apesar de muitos hoje desvalorizarem claramente este fato. E este anti-intelectualismo tem levado muitos catolicos ao ritualismo, muitos pentecostais a valorizarem mais a experiências subjetivas do que as verdades das Escrituras Sagradas e muitos cristãos radicais a uma ênfase exagerada a ação politica e social nos movimentos ecumênicos. Porém a racionalidade humana tem importância fundamental na compreensão das doutrinas bíblicas.
O homem foi criado com entendimento, dotado de racionalidade. Com capacidade de pensar e falar com o Criador. E ele como o único animal racional deve procurar agir preferencialmente pela razão e não pela emoção, instinto ou intuição.
Deus se revelou ao homem de uma forma racional através da criação, das Escrituras e de Cristo. A revelação através da criação é uma revelação visualizada, a bíblica é uma revelação escrita e Cristo revela Deus das duas formas, pois "a Palavra se fez carne ". O cristianismo é uma religião revelada. Deus se revelou ao homem de uma forma racional, através das palavras às mentes humanas mostrando que estas têm capacidade de entendimento espiritual.
A redenção chega ao homem através da proclamação do evangelho que é feito por palavras dirigidas à mente, pois Deus também regenera a mente do homem dando-lhe discernimento espiritual conforme Efesios 4:23.
No Juízo Final, Deus nos julgará pelo nosso conhecimento da sua revelação e pela nossa atitude em resposta a sua revelação conforme João 12:18.
O apóstolo Paulo ressaltou a importância da capacidade mental, usando repetidas vezes em suas epístolas termos como: Conhecimento, sabedoria, percepção e entendimento. Mostrando o quanto Deus deseja que a usemos na nossa vida cristã. O culto cristão precisa ser um culto racional. Em atenas, Paulo se inconforma ante o altar "ao deus desconhecido", sabendo que o culto verdadeiro é prestado por aqueles que conhecem a quem adoram e que o amam "de todo o entendimento". Ele criticou o culto ininteligível dos coríntios como sendo uma atitude infantil.
A verdadeira fé é essencialmente racional porque se baseia no caráter e nas promessas de Deus, por isso fé e razão são compatíveis. Fé não é otimismo, pensamento positivo ou atitudes mentais positivas, sem fazer distinção entre fé em Deus e f'é em si mesmo. Em Mateus 6:30 Jesus nos conduz a crer na providência de Deus através do seguinte raciocínio: "Olhem para os pássaros. Se Deus cuida e alimenta as aves do céu, como não cuidará de mim que sou um ser humano criado a Sua imagem e semelhança ?". Mesmo nos nossos rituais existe uma razão de ser, que são o batismo e ceia. Que não se trata de rituais mortos, mas símbolos cheios de significado.
O conhecimento da verdade liberta o homem do pecado. Cristo prometeu " E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." Se a mente não entender o que é certo não terá opção de escolha entre o bem e o mal. E a mente decidida pelo certo não dará margem a discussão diante de algo já estabelecido pela Escritura. Como a batalha é quase sempre ganha na mente, o segredo de uma vida reta é um claro conhecimento da vontade de Deus, pois o que semeamos em nossas mentes colhemos em nossas ações. Por isso, Paulo recomenda que devemos pensar em tudo o que é: Verdadeiro,respeitável, justo, puro, amável, de boa fama, que tenha alguma virtude e que haja algum louvor. Nas cartas aos Romanos e Coríntios ele pergunta por dez vezes "Não sabeis ?", mostrando a importância de termos consciência do que somos, pela graça de Deus.
A vontade geral de Deus é para todo o seu povo em todos as épocas, e a particular é para cada servo no que se refere a sua vida pessoal. A vontade geral está na bíblia e para a particular Ele guia o nosso raciocínio através da oração, meditação na Sua Palavra, conselhos de amigos experientes e etc. No Salmo 38:8-9 Deus nos promete instruir, ensinar e dar conselho. Ele não quer que sejamos dominados por cabresto e freios como o cavalo e a mula que não têm entendimento, mas que através do nosso raciocínio possamos obter a sua direção e fazer a melhor escolha.
...