CURSO TEOLOGIA CRISTÃ
Por: Raphael Bruno • 16/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.320 Palavras (6 Páginas) • 522 Visualizações
INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA DA ILHA
CURSO TEOLOGIA CRISTÃ
Tema: Maria Madalena
São Luís
2016
INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA DA ILHA
CURSO TEOLOGIA CRISTÃ
Daniele Barbosa
Evanilson Carlos
Fabiana Coelho
Glacimeire Nogueira
Gilberto Carneiro
Herbert Viegas
Janaina Soares
José Luis
Matheus Muniz
Mauro Nogueira
Milena Feitosa
Raphael Feitosa
Tema: Maria Madalena
Trabalho apresentado à disciplina de Antropologia Cultural como nota parcial do primeiro período de teologia cristã
Prof. Jean Carlos
São Luís
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ---------------------------------------------------------------------------------- 04
DESENVOLVIMENTOS ---------------------------------------------------------------------- 05
QUEM FOI MARIA MADALENA? --------------------------------------------------------- 05
REFERÊNCIAS BIBLICAS QUE CITAM MARIA MADALENA --------------------- 05
MARIA MADALENA ERA PROSTITUTA? ---------------------------------------------- 06
TODAS AS MARIAS DA BÍBLIA ERAM MARIA MADALENA? ------------------- 06
CONCLUSÃO ----------------------------------------------------------------------------------- 07
BIBLIOGRAFIA -------------------------------------------------------------------------------- 08
INTRODUÇÃO
Sobre Maria Madalena vemos que é umas das personagens da bíblia mais conhecida, porém o que se sabe vem dos evangelhos canônicos e apócrifos. Mas observamos que nos evangelhos apócrifos não são como fonte confiável para falar sobre ela, pois foram escrito depois da época em que ela viveu, e são usados como seitas heréticas gnósticas.
Maria Madalena morava na cidade de Magdala, oeste da Galileia, possuída de demônios, apesar desta vida de trevas que ela tinha, Jesus a libertou destes demônios que escravizava sua vida.
Abobadaremos também algumas perguntas peculiares quanto a sua historia que vem cobertas de informações equivocadas sobre a real vida dela.
DESENVOLVIMENTOS
QUEM FOI MARIA MADALENA?
O nome Maria Madalena é um adjetivo gentílico, ou nome pátrio. Ela indica seu lugar de origem para deslinguá-lo das demais, segundo a tradição local ela era habitante de Magdala. Dizia-se que esta cidade localizava-se a costa sul ocidental do mar da Galileia. Mas a respeito da cidade de origem dela, não podemos associar o seu nome a cidade de Magdala. Pois segundo Flavio Josefo do séc. I, e alguns teóricos dizem que é muito provável que esta cidade não existia no tempo de Madalena, pelo menos com este nome, e sim foi criado posteriormente, após a guerra dos Judeus ou recebeu o nome torre de peixe depois deste evento. A cidade hoje conhecida como Magdala era chamada de Tariqueia nos tempos bíblicos.
Segundo o evangelho de Lucas, Maria Madalena era destacada como uma seguidora de Jesus, a quem tinha expulsado sete demônios. Fazia parte do grupo de mulheres que com recursos próprios proviam as necessidades de Jesus e dos seus discípulos e acompanhavam nas viajem do seu ministério, ela também esteve presente na sua morte (de sua crucificação) no calvário (Mateus 27:56) Presenciou também a sua ressurreição.
Os evangelhos relatam quer no domingo da páscoa, Maria Madalena dirigiu-se ao sepulcro de Cristo com outras mulheres levando aromas para ungir o corpo do Senhor, mas viram que o sepulcro estava vazio. Foi ela quem anunciou a ressurreição de Jesus aos apóstolos. Em João 20:11-18, nos relata que ela foi a primeira que encontrou Jesus ressurreto.
Segundo o que vemos acerca da mesma, surgiu-se muitas idéias distorcidas, como fato de interpretações religiosas equivocadas como da Igreja Católica, que revendo todas as evidencias sobre Madalena quis fazer dela uma prostituta e uma extrema pecadora aos olhos dos fies. Segundo os estudiosos, isso sucedeu porque a igreja queria utilizar as poucas e confusas “sugestões” (interpretando da forma dela) da bíblia sobre Maria Madalena, para manter as mulheres fora do Clero.
REFERÊNCIAS BIBLICAS QUE CITAM MARIA MADALENA
- Servia-o com seus bens (Lucas 8:1-3)
- Esteve ao pé da cruz (Mateus 27:56 / Marcos 15:40 / João 19:25)
- Esteve assentada junto ao sepulcro (Mateus 27:61)
- Foi na manhã do primeiro dia ungiu o corpo de Jesus (João 20:1)
- Foi a primeira a ver Cristo ressurreto (Marcos 16:9)
- Seu nome aparece 12 vezes como Maria Madalena
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
MARIA MADALENA ERA PROSTITUTA?
Quanto ao passado de Maria Madalena, a bíblia diz unicamente que dela tinha saído sete demônios (Lucas 8:2), mas a bíblia não diz que ela tivesse sido uma prostituta.
Uma das primeiras pessoas que relacionaram Maria com a prostituta foi o Papa Gregório Magno, em uma homilia que prenunciou no ano 591 d.C. Nessa homilia o papa identifica Maria com a pecadora anônima que ungiu os pés de Jesus, provavelmente essa idéia é o resultado da confusão aonde alguns chegam a pensar que aquela pecadora de Lucas 7, é a mesma Maria Madalena de Lucas 8.
...