Ciência E Religião
Pesquisas Acadêmicas: Ciência E Religião. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MaiconTrindade • 18/11/2014 • 302 Palavras (2 Páginas) • 1.227 Visualizações
Qual é a visão de Deus e de espiritualidade proposta pelo físico Marcelo Gleiser na sua entrevista à revista IHU (Instituto Humanitas) que foi trabalhada na atividade prática 2? Como você se posiciona frente a esta visão?
O físico através desta entrevista passa a entender que o “Deus” no modo geral é um nome usado pelos crentes religiosos, que pode ser uma válvula de escape para as pessoas que necessitam de uma direção em suas vidas. Como Marcelo disse, a natureza é tudo, para ele o Deus é a natureza, que nada mais é que uma explicação para o inexplicável. Com a ciência é o contrário, é a busca destas respostas, para cada resposta alcançada surgem mais dezenas de outras perguntas, onde os cientistas são aqueles que dedicam suas vidas para entender a grandiosidade da natureza, sendo esta a espiritualidade. Concordo com a opinião de Gleiser, pois a ciência busca explicar dúvidas que deixamos de lado, muitas das vezes acreditando que se trata de Deus a resposta. Não sou ateu, porém, acredito que a ciência ainda nos trará muitos esclarecimentos.
Quais os grande entraves ou dificuldades para se estabelecer uma relação de diálogo crítico mas construtivo entre ciência e religião? Apresente pelos menos dois deles, dissertando sobre os mesmos com bons argumentos.
As grandes dificuldades de diálogo entre ciência e religião, vão muito além do que se pode imaginar, duas delas são a independência e o conflito. No modelo de independência religião e a ciência permanecem isoladas uma da outra, uma acredita na razão dos fatos e outra na fé. No conflito as duas formas de ver o mundo são inconciliáveis, para a ciência a religião é inútil para se obter algum conhecimento sobre o mundo, em contraposição a religião defende ser a única fonte de conhecimento do mundo, do ser humano e de Deus.
...