Ciência X Religião
Monografias: Ciência X Religião. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: antoniousai • 14/5/2014 • 606 Palavras (3 Páginas) • 333 Visualizações
Ciência x Religião.
A ciência (do latim scientia, traduzido por "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática. Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, conhecimento conseguido através de pesquisas. Nada mais é do que um “método” para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como o universo funciona, origem das coisas e destino final do que se conhece.
Por sua vez a Religião é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus próprios valores morais. Muitas religiões têm narrativas, símbolos, tradições e histórias sagradas que se destinam a dar sentido à vida, explicar a sua origem e a do universo. As religiões derivam a moralidade, ética, as leis religiosas ou um estilo de vida oriundo da visão particular sobre o cosmos e a natureza humana.
Ao longo da história da civilização, a relação entre ciência e religião foi marcada por momentos conflituosos. Há quem acredite que ambas caminham juntas, como também existem aqueles que as consideram temas totalmente incomparáveis. Percebe-se cada vez mais a necessidade de um diálogo entre os dois campos para a construção de um mundo mais humano e a fim de suprimir todas as tensões cravadas na história.
Existe uma série de limitações entre a ciência e as religiões. É inerente ao ser humano a busca da compreensão do sobrenatural. Suas hipóteses e maneiras de pesquisar influenciam sua maneira de pensar. Isto é, a subjetividade está presente em todas as atividades realizadas.
A ciência conta com rigores e busca valer-se da observação, experimentação, hipóteses, modelos e raciocínio lógico, para entender melhor a origem das coisas e assim ajudar a sociedade a ter melhor qualidade de vida (sobrevivência). No entanto assim como todos os seres humanos, os cientistas não estão isentos de erros e equívocos , pois muitas vezes a natureza se condiz diferente da análise do homem. Sendo assim conclui-se que a ciência é restrita, falha e limitada.
Neste contexto, todo ser humano tem alguma posição religiosa sobre deuses ou mesmo uma força superior divina conduzindo e influenciando todas as áreas de seu viver.
Essas ideias baseiam-se geralmente na interpretação de escrituras tidas como sagradas ( Hermenêutica – Estudo de Deus e Deuses ), que firmaram-se durante anos como absoluta, por conta de um clero que seguia a risca as escrituras e dogmas religiosos. A igreja como absolutista se negava a aceitar conclusões em aparente contradição com interpretações literais de algumas passagens bíblicas. O que atrasou por algum tempo a evolução da ciência.
Devemos lembrar que as religiões como a ciência são influenciadas pelo ponto de vista de cada um. Sofrendo alterações por conta de interesses de natureza política, social, econômica, filosófica, entre muitas outras.
Concluímos desta forma que a religião também é um sistema falho e equivocado.
Sendo assim chegamos a um impasse. A religião e a ciência não são instrumentos para atingir a verdade absoluta, pois estão sujeitas a erros por serem feitas por seres humanos, embora possam existir posturas
...