TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clube De Desbravadores

Artigos Científicos: Clube De Desbravadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  2.094 Palavras (9 Páginas)  •  992 Visualizações

Página 1 de 9

Clube de Desbravadores

O Clube de Desbravadores, ou simplesmente Desbravadores, é um departamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), que trabalha especificamente com a educação cultural, social e religiosa de crianças e adolescentes situadas na faixa etária entre 10 e 15 anos.Semelhante em diversos aspectos ao escotismo,diferencia-se deste pela ênfase religiosa dada as atividades desenvolvidas.Faz parte do programa oficial da Igreja Adventista desde 1950. Mundialmente o Clube de Desbravadores faz parte do Ministério Jovem da IASD, que tem como diretor o australiano Gilbert Cangy.

História

O primeiro passo rumo a organização do clube de desbravadores dentro da Igreja Adventista ocorreu em 1907, quando foi criado o Departamento de Jovens Missionários Voluntários (Missionary Volunteer Society), sob a liderança do pastor M.E. Kern.Em 1909 são organizadas as primeiras sociedades de Missionários Voluntários Juvenis (MVJ), e em 1914 desenvolvem-se as primeiras lições para MV's Juvenis, que seriam a precursoras das classes progressivas dos desbravadores.Em 1911 formam-se om embriões do clube de desbravadores em Takoma Park nos Estados Unidos. Três clubes foram formados em Takoma Park em 1911, eram eles: “Scouts Missions”, “Woodland Clan & Pals” e “Takoma Indians”. Caracterizavam-se por somente aceitar meninos em suas fileiras. Em 1919 Arthur Spalding fundou o clube Scouts Missionaries (Escoteiro Missionários em português), no condado de Madison, no Tennessee. Spalding estudou a organização, formulou diretrizes compatíveis com os objetivos espirituais da Igreja Adventista (característica que não foi adotada inicialmente pelos clubes de Takoma Park), e criou o esboço do movimento. Os Escoteiros Missionários desenvolveram os ideaisnota 1 fundamentais para o atual clube dos desbravadores.Em 1929 pela primeira vez é utilizado o nome “pathfinder” ("desbravador" em português) em uma programação de juvenis da IASD. A Associação do Sudeste da Califórnia promove um acampamento para Juvenis Missionários Voluntários, e intitula o acampamento de “pathfinder”. E a mesma Associação (Sudeste da Califórnia), em 1946, unilateralmente oficializa e passa a patrocinar o programa, tendo seu primeiro primeiro protótipo de clube reconhecido, sendo testado em Riverside na Califórnia.A par da experiência na Califórnia, a Associação Geral da Igreja Adventista oficializa em 1950 o programa do clube, e adota um uniforme, um hino (composto em 1947 por Henry Bergh) e uma bandeira (confeccionada por Hellen Hobbs em 1948) oficiais para o novo departamento. O nome adotado para o programa foi Clube de Jovens – Missionários Voluntários.Entre 09 a 11 de Outubro de 1953, a Associação Sul da Nova Inglaterra promoveu o primeiro Camporee de desbravadores em Ashburnham em Massachusetts. Desde então este tem sido o principal acampamento e forma de interação entre clubes de desbravadores em todo o mundo.Desde a oficialização do movimento como programa da IASD, ele sofreu algumas atualizações, sendo as mais significativas:

(1958) Desenvolvimento das classes progressivas;

(1959) Desenvolvimento das classes de desenvolvimento físico e moral (medalhas de ouro e prata);

(1976) Acréscimo dos mestrados ao currículo do clube;

(1982) O emblema mundial Missionários Voluntários é substituído pelo emblema mundial dos desbravadores, e o nome Missionários Voluntários cai em desuso;

(1988) É feita a primeira revisão geral do currículo dos desbravadores.

Em 2001 somavam nos quadros do movimento, 2 milhões de desbravadores e 90.000 clubes, espalhados por mais de 150 países.

Filosofia e objetivos

O clube de desbravadores é um programa religioso centrado no tripé físico-mental-espiritual, que desenvolve atividades para atender às necessidades e interesses de crianças e adolescentes (juvenis) entre 10 e 15 anos de idade, com foco específico nesta faixa etária.Grande parte do programa do clube de desbravadores é construído em torno de atividades físicas. Segundo o manual do clube de desbravadores, o foco nisto explica-se porque “os jovens entre 10 e 15 anos de idade estão num estágio de crescimento e desenvolvimento físico muito rápido”.Segundo a filosofia do clube, atividades que envolvam ação, aventura, desafio e atividades em grupo, “oferecem oportunidades para o desenvolvimento de novas atitudes e habilidades que produzem o crescimento pessoal, de equipe e espírito de comunidade”, que ainda de acordo com a filosofia do programa, fazem parte do tripé da “cidadania e lealdade” que prega o respeito para com “Deus, Sua criação, e Sua igreja”.Enquanto o clube de desbravadores existe principalmente para os juvenis, um de seus propósitos básicos é também reunir pais e membros da igreja através de um envolvimento ativo com o clube. O objetivo deste envolvimento é corrigir (ou fazer desaparecer) a lacuna entre gerações aproximando juvenis e adultos, para que trabalhem e se divirtam juntos em um vínculo de experiência comum.

Toda a filosofia dos desbravadores é construída sobre a premissa de que "os juvenis e as crianças aprendem melhor pelo exemplo, ao invés dos preceitos".

A forma como veem os líderes e os valores dos pais é utilizada como um modelo espiritual e social a ser seguido. Com isto espera-se desenvolver altos princípios morais, atitudes de amor, carinho e determinação, sobressaltando estes em todas as atividades desenvolvidas. A filosofia educacional do clube, destaca ainda que os juvenis aprendem mais efetivamente numa atmosfera positiva, feliz e segura.Segundo a Conferência Geral da IASD, “a atitude dos dirigentes do clube é, portanto, um ingrediente vital em garantir o sucesso e a eficácia deste ministério para a juventude, pois será ele um dos principais modelos a ser seguido pelos juvenis”

Papel da liderança

A liderança tem como papel "ajudar os jovens a compreender e amar a Deus e zelar pela igreja e pelo próximo".17 Segundo o Manual do clube de desbravadores, os objetivos e deveres da liderança do clube são:

“Encorajar os desbravadores a descobrir o seu potencial dado por Deus e usar seus dons e habilidades para atender as expectativas do plano de salvação”;

“Inspirá-los a dar expressão pessoal de seu amor a Deus, se unindo com outros juvenis em várias atividades de extensão”;

“Tornar como prioridade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com