Cristianismo O Que é
Monografias: Cristianismo O Que é. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dabney • 14/10/2013 • 736 Palavras (3 Páginas) • 347 Visualizações
O cristianismo é a religião dos que crêem que Jesus Cristo é Filho de Deus, morto e ressuscitado. Filho de Deus e de Maria, Jesus nasceu em Belém, num dos últimos anos de vida de Herodes, o Grande, sendo imperador de Roma, César Augusto, 6 ou 7 anos antes da nossa era.
Teve discípulos que espalharam a Sua pregação por toda a parte, a partir de Jerusalém.
Pedro e Paulo difundem o cristianismo na Europa.
Depois de muitas hostilidades, no século IV (313), conhece um período de paz, com o Édito de Milão de Constantino.
Mais tarde, com Teodósio, o cristianismo é proclamado religião do Estado.
Com a queda do Império romano e superadas as invasões bárbaras, os povos europeus foram abraçando, uns após outros, a religião cristã.
Com os Descobrimentos, o cristianismo expande-se pelas Américas, África e Extremo Oriente.
O Livro Sagrado
A Bíblia é o livro sagrado dos Cristãos, mas é diferente da Bíblia dos judeus na medida em que contém o Antigo e o Novo Testamentos.
A fé
Os cristãos acreditam num Deus único manifestado em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Omnipotente e cheio de amor, enviou o Seu Filho Jesus. Este Jesus, o Cristo, é o Caminho, a Verdade e a Vida para Salvação dos homens. Sendo verdadeiramente Homem e verdadeiramente Deus, durante toda a Sua vida ensinou o caminho para o Pai. Crucificado, ressuscitou gloriosamente ao terceiro dia.
Esta fé é professada no Credo.
O culto
Embora diferente nas igrejas católica, ortodoxa e protestante, encontramos pontos comuns.
Todas elas têm um culto privado, que consiste na prática da fé e das obrigações que ela encerra, e um culto público. Este último tem a sua expressão nos Sacramentos, realidades humanas que realizam e manifestam a intervenção de Deus no mundo. O seu número não é igual para todas as formas do cristianismo.
Evocando o dia da ressurreição de Cristo, os cristãos celebram o Domingo.
Festas
São muitas. As principais podem considerar-se:
O Natal
Festeja o nascimento de Cristo.
Os cristãos começaram a festejá-lo no século IV, em Roma. Não escolheram a data ao acaso pois os romanos, nesta época do ano, festejavam "o sol invicto", o momento em que os dias começam a crescer (é o solstício do Inverno). Os cristãos mostraram desta forma que Jesus é o verdadeiro sol e a luz que ilumina os homens.
Os cristãos ortodoxos festejam-no; não em 25 de Dezembro, mas na Epifania, em 6 de Janeiro.
A Páscoa
...