Diálogo Entre A Leitura Popular E A Leitura Feminista Da Bíblia
Artigos Científicos: Diálogo Entre A Leitura Popular E A Leitura Feminista Da Bíblia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: henriquemamede • 8/10/2014 • 3.892 Palavras (16 Páginas) • 489 Visualizações
Diálogo entre a leitura popular
e a leitura feminista da Bíblia
Elaine G. Neuenfeldt*
Resumo: A Leitura Popular da Bíblia exercitada nos grupos comunitários tem sido
motivadora e interlocutora de uma hermenêutica que tem como ponto de partida
as experiências das mulheres e é denominada de leitura feminista da Bíblia. O
propósito deste artigo é promover uma interação entre os diferentes passos
propostos no caminho metodológico feminista e popular.
Resumen: La lectura Popular de la Biblia ejercitada en los grupos comunitarios ha
sido motivadora e interlocutora de una hermenéutica que tiene como punto de
partida las experiencias de las mujeres y es denominada de lectura feminista de
la Biblia. El propósito de este artículo es promover una interacción entre los
diferentes pasos propuestos en el camino metodológico feminista y popular.
Abstract: Bible readings carried out in community groups by ordinary people have
become motivators and interlocutors of a hermeneutics that takes the experience
of women as its point of departure, a feminist reading of the Bible. The purpose
of this article is to advance an interaction among the different steps proposed
when embarking on the feminist and popular methodological path.
* Dra. Elaine G. Neuenfeldt é professora de Teologia Feminista na Escola Superior de Teologia
(EST) em São Leopoldo, RS.
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Estudos Teológicos, v. 45, n. 2, p. 117-128, 2005
Do jeito de ler a Bíblia1
A Leitura Popular da Bíblia tem como um dos seus instrumentais o
assim chamado triângulo hermenêutico: realidade, texto/Bíblia e comunidade.
O método caracteriza-se pela sua circularidade ou espiralidade.
Ou seja, como círculo, não há uma definição rígida por onde se deve começar
a leitura e, como espiral, indica-se que não é um processo encerrado em
si, mas, por um lado, aberto a novas perspectivas, e, por outro, que permite
e promove aberturas de perspectivas na própria leitura. A figura do triângulo
já é bastante conhecida, mas segue sendo útil. Em alguns momentos pode
ser também representado por um círculo ou uma espiral.
BÍBLIA
COMUNIDADE REALIDADE
A realidade – chão da Leitura Popular da Bíblia
A realidade em que se vive é o chão que determina a porta de entrada
no texto bíblico. Neste sentido é que se pode dizer que a Leitura Popular
da Bíblia parte da realidade, pois a vida, em sua concretude, com suas mazelas
e prazeres, com seus sonhos e dissabores, é o lugar onde se articula e
se entretece a Palavra de Deus. Esta porta de entrada toma em conta as
necessidades concretas da vida diária, mas também a estruturação mais
ampla da sociedade deve estar no horizonte da compreensão. Para entender
a realidade, o uso de instrumentais advindos de outras áreas de conhecimento
é necessário. Outras áreas de saber constituem, então, lugares de
encontro no caminho de leitura bíblica.
Partir da realidade implica em tomar esta de forma dinâmica. A realidade
é dinâmica. Aqui devemos ter os nossos corpos em sintonia e presença
com o lugar onde estamos. Implica em ouvir os silêncios, os gemidos, as
1 O método de leitura popular da Bíblia tem sido levado adiante no Brasil, especialmente pelo
CEBI – Centro de Estudos Bíblicos. É a partir do envolvimento com o CEBI que procuro tecer
estas considerações e amarrar os fios destas duas propostas metodológicas: a leitura popular e a
leitura feminista da Bíblia.
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Diálogo entre a leitura popular e a leitura feminista da Bíblia
dores, os suspiros. Muitas vezes a realidade é de silêncio, de não-fala. Como,
por exemplo, em situações de violência, onde a fala não é articulada ou a
fala repete as únicas palavras que podem ser ditas naquelas situações. Aqui
também é preciso um exercício de suspeita e de sensibilidade para escutar
e sentir as entrelinhas, os entre-ditos, os silêncios, os gestos e posturas dos
corpos.
A vida e a experiência das mulheres
Na leitura da Bíblia a partir das perspectivas feministas, as perguntas
motivadoras para evidenciar os instrumentais exegéticos e hermenêuticos
circundam o campo das experiências cotidianas das mulheres, com as
nuances complexas que conformam essas experiências.
Para definir as experiências das mulheres, deve-se buscar apoio na
discussão que se desenvolve no movimento feminista. A categoria gênero,
como referencial teórico-metodológico constitutivo das relações sociais,
baseada
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