Do Novo Testamento
Tese: Do Novo Testamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: suellenpires • 18/11/2014 • Tese • 880 Palavras (4 Páginas) • 286 Visualizações
Há dois lados ao Evangelho. O lado histórico se encontra nos primeiro quatro livros do Novo Testamento: Mateus, Marcos, Lucas e João. Podemos ver estes em simples forma em I Coríntios 12:1-8. O lado histórico do Evangelho pode ser resumido desta maneira: Jesus Cristo morreu, foi sepultado e ressucitou em acordo com os profetas da Bíblia e foi visto por mais de quinhentos de seus seguidores antes de retornar ao Céu.
O lado de doutrina se encontra principalmente no livro de Romanos. A palavra Evangelho, que significa "boa notícia," é usada doze vezes neste livro; quatro vezes se encontra no primeiro capítulo. Enquanto o lado histórico do Evangelho mostra o que o Evangelho é, o lado da doutrina nos mostra o que significa. Alguem pode perguntar, "Como importa que Jesus Cristo ressuscitou dos mortos?" O livro de Romanos nos dá esta resposta.
O Senhor Jesus Cristo diretamente revelou ou Apóstolo Paulo, que escreveu este livro, o significado do Evangelho. Este livro transforma vidas sendo conhecido como uma das relações da fé mais profunda a ser escrito, e certamente tem sido um dos livros que mais influenciou a humanidade. Paulo mesmo era um homem de muito bem educado, que pode ser visto pelo seu modo de escrever. Até o Apostolo Pedro disse que era difícil de entender sem estudo própio.
Abaixo encontrará um pequeno sumário de cada capítulo. Esperamos que estes te ajudarão ha analizar o que Paulo disse. Eles te darão uma visão geral dos pensamentos de Paulo. Deus te abençoe nesta leitura destes sumários que você possa melhor apreciar não somente o Evangelho, mas o que isto significa para você e sua eternidade.
Capítulo 1
Criação revela Deus. Nossos pecados nos mostra que O rejeitamos e somos dignos de morte; fé no Evangelho mostra que retornamos a Ele para ser salvo. [Uma ilustração pode ser encontrada no livro de Êxodo capítuo 32 do Velho Testamento.]
Capítulo 2
Deus não considerará sua religião ou nacionalidade mas julgará cada homem em acordo com suas obras, revelando o que cada homem sabe de Deus em sua consciência, e como seu pecado mostra que rejeitou o que já sabia.
Capítulo 3
Deus usou a lei para Seu próprio povo, os judeus, para que quando eles não guardaram a lei Ele pode demonstrar que todos necesitam o sangue de Jesus Cristo, por qual sangue Ele agora justifica cada um que nEle confia.
Capítulo 4
O pecado do homem o remove da justiça necessário para agradar a Deus. Ainda que muitos pensão que justiça pode ser merecido por obediência à lei. Muitos pensão que Abraão foi justificado por obediência à lei. A verdade é que Deus tão graciosamente deu a Abraão sua justiça por causa de sua fé e isto antes dele ser circuncidado. A circuncisão não representava a justiça da pessoa, mas representava a justiça de Deus dada para aquele que tem fé. Também, a lei só aumenta a ira de Deus porque mostra como o homen é incapaz de fazer exatamente o que Deus deseja.
Capítulo 5
A humanidade herdou a natureza pecaminosa de seu pai biologico, Adão. Pecado agora reina sobre cada homem, separando cada um de Deus, provocando a ira
...