Doc 52 CNBB - ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS Documentos Da CNBB
Casos: Doc 52 CNBB - ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS Documentos Da CNBB. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: kaky • 26/11/2013 • 7.602 Palavras (31 Páginas) • 1.368 Visualizações
Doc 52 CNBB - ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS
Documentos da CNBB
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS
32ª Assembléia Geral
Itaici, SP, 13 a 22 de abril de 1994
INTRODUÇÃO
Há alguns anos a Linha 4 — Dimensão Litúrgica da CNBB — vem trabalhando o importante tema das Celebrações Dominicais da Palavra de Deus. Uma pesquisa realizada nos anos de 1989-1990, respondida por 159 Dioceses, numa porcentagem de 65% sobre o total, revelou que esta é uma das formas celebrativas mais freqüentes. Aproximadamente 70% das comunidades reúnem-se e celebram os mistérios da fé ao redor da Palavra de Deus.
A celebração da Palavra de Deus é um ato litúrgico reconhecido e incentivado pela Igreja. Sua reflexão torna-se ainda mais significativa se considerarmos o apreço das comunidades pela leitura e meditação da Sagrada Escritura e a prática da Leitura Orante.
A Palavra de Deus é acontecimento, onde o Pai entra na História, onde o Filho prolonga o mistério de sua Páscoa e o Espírito atua com sua força. As celebrações da Palavra de Deus, especialmente aos domingos, fundamentam-se no caráter sacerdotal de cada batizado e de cada batizada. "Ele fez para nós um Reino de Sacerdotes", nos recorda o Apocalipse. "Ele te unge sacerdote", repetimos em cada celebração batismal. Isto é, cada celebração da Palavra é uma forma do povo consagrado "proclamar as maravilhas daquele que nos chamou das trevas à luz".
As celebrações da Palavra de Deus não são uma criação das últimas décadas, mas fazem parte da tradição da Igreja. As comunidades primitivas criaram uma estrutura própria de celebração da Palavra — o ofício divino. Hoje existem, nas comunidades católicas do Brasil, diversos roteiros da celebração da Palavra de Deus. A finalidade destas celebrações é a de assegurar às comunidades cristãs a possibilidade de se reunir no domingo e nas festas, tendo a preocupação de inserir suas reuniões na celebração do ano litúrgico e de as relacionar com as comunidades que celebram a Eucaristia.
O presente texto foi examinado e aprovado de modo geral pelos Bispos Responsáveis por Liturgia em agosto de 1992 e em março de 1993. Foi depois apresentado na 31ª Assembléia Geral em 1993, onde se resolveu que voltasse às bases diocesanas para ser aperfeiçoado através do estudo das Equipes de Liturgia.
Finalmente, na 32ª Assembléia Geral, em 1994, foi aprovado em votação unânime. A Páscoa do Senhor e a luz de seu Espírito iluminem o discernimento pastoral de todos quantos colaboraram no enriquecimento deste texto.
Dom Clemente José Carlos Isnard
Bispo responsável pela Linha 4
I - PARTE
SENTIDO LITÚRGICO DA CELEBRAÇÃO
DA PALAVRA DE DEUS
1. "Entre as formas celebrativas que se encontram na tradição litúrgica, é muito recomendada a celebração da Palavra de Deus",1 para o alimento da fé, da comunhão e do compromisso do Povo de Deus.2 Ela é ação litúrgica reconhecida e incentivada pelo Concílio Vaticano II: "Incentive-se a celebração sagrada da Palavra de Deus, nas vigílias das festas mais solenes, em algumas férias do Advento e da Quaresma, como também nos domingos e dias santos, sobretudo naqueles lugares onde falta o padre".3
2. Em terras latino-americanas a realidade da "falta de ministros, a dispersão populacional e a situação geográfica do Continente fizeram crescer a consciência" da importância das celebrações da Palavra de Deus.4
3. Medellín, ao mesmo tempo que realça o valor desta forma celebrativa, sublinha sua relação com as celebrações sacramentais: "Fomentem-se as sagradas celebrações da Palavra, conservando sua relação com os sacramentos nos quais ela alcança sua máxima eficácia, e particularmente com a Eucaristia".5
4. Puebla recomenda as celebrações da Palavra presididas por diáconos ou leigos,6 como ocasiões propícias de evangelização.7 Estas, "com uma abundante, variada e bem escolhida leitura da Sagrada Escritura, são de muito proveito para a comunidade, sobretudo, para a realização da celebração dominical".8
5. É nesta celebração que muitas comunidades encontram o alimento de sua vida cristã. Formadas por gente simples, em luta pela sobrevivência e mais abertas à solidariedade, estas comunidades, espontaneamente, unem a Escritura à vida e, criativamente, integram preciosos elementos da religiosidade popular e de sua cultura.9
6. Pela Palavra de Deus, as comunidades celebram o mistério de Cristo em sua vida. Depois dos sacramentos, a celebração da Palavra é a forma mais importante de celebrar.10 Isto exige de nós uma reflexão teológica mais aprofundada e uma maior atenção pastoral.
7. Nas diferentes formas celebrativas e na diversidade de assembléias das quais os fiéis tomam parte, exprimem-se os múltiplos tesouros da única Palavra de Deus. Isto acontece no transcorrer do ano litúrgico, em que se recorda o mistério de Cristo em seu desenvolvimento, como na celebração dos sacramentos e dos sacramentais da Igreja, e também nas respostas de cada fiel à ação interna do Espírito Santo.
Deste modo, a celebração litúrgica, converte-se num acontecimento novo e enriquece a palavra com uma nova interpretação e eficácia.11
Deus fala e age em favor de seu povo
8. A Palavra de Deus está viva e atuante hoje na comunidade eclesial. Deus continua a falar aos seus filhos em Jesus Cristo, pelo Espírito Santo. Vale-se da comunidade dos fiéis que celebra a liturgia, para que a sua Palavra se propague e seja conhecida, e seu nome seja louvado por todas as nações.12
9. O mistério da salvação, que a Palavra de Deus não cessa de recordar e prolongar, alcança seu mais pleno significado na ação litúrgica. Assim, a Palavra de Deus é sempre viva13 pelo poder do Espírito Santo, e manifesta o amor ativo do Pai. A Palavra nunca deixa de ser eficaz.14 Ela contém, realiza e manifesta a aliança que Deus firmou com seu povo.
10. A Palavra de Deus é um "acontecimento" através do qual o próprio Deus entra no mundo, age, cria, intervém na História
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