Domingos Gonçalves Gomes
Resenha: Domingos Gonçalves Gomes. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 7/4/2014 • Resenha • 319 Palavras (2 Páginas) • 295 Visualizações
Este estágio descreve a Escola Municipal Domingos Gonçalves Gomes, situada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, onde nos possibilitou relacionar o aprendizado teórico e vivenciar o prático na realidade, sendo um momento de fundamental importância para nossa formação profissional.
O objetivo central deste documento é a caracterização, problematização e análise da sala de aula na Educação Infantil a partir da organização da escola, das condições concretas do seu entorno e dos reflexos dos condicionantes sociais, políticos e econômicos.
Na qual verificamos que os métodos de ensino proposto pela escola, bem como a didática utilizada pelo professor docente em sala de aula, documentos referentes à proposta pedagógica da escola, sendo possível observar uma estrutura comprometida e voltada para a melhoria da qualidade de vida dos alunos, base para formação de uma sociedade justa.
Portanto antes de iniciarmos o estágio foram realizadas aulas teóricas, para orientação de como conduzirmos o processo de pratica do estagio, onde realizamos entrevistas, com a finalidade de conhecer melhor o perfil dos profissionais e alunos da unidade escolar, nos possibilitando colocar em pratica todo embasamento teórico cientifico adquirido até o momento, onde entramos em contato com a docência, pratica em sala de aula, analises e reflexões da realidade escolar.
Na fase diagnostica os relatos descritos teve como objetivo demonstrar os dados levantados durante observação e as entrevistas na escola desde o histórico da escola até a situação dos presentes alunos, como também a compreender a importância do planejamento escolar, ampliar conceitos sobre o cuidar e educar, como também conceitos pedagógicos.
Portanto durante o estágio entendemos que é valido nesta fase, formulários e buscarmos conhecimentos, princípios éticos, morais, ressalvando que a pratica ainda é a melhor forma de aprender.
Freire (1966, p.25) nos coloca que: “[...] ensinar não é só transferir conhecimentos”, a nosso ver, o ato de ensinar descontextualizado da práxis não transforma, assim, concordamos com este autor quando diz: “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”.
...