Dê uma vida a um amigo, é grátis!
Por: Graciele Ribeiro • 14/5/2015 • Monografia • 697 Palavras (3 Páginas) • 156 Visualizações
RAFAEL
- Comportamento socioafetivo
Começa a entender que seus desejos podem ser satisfeitos sem choro, apontando com o dedo o objetivo desejado;
Começa a desenvolver seu senso de humor, ri diante de uma situação engraçada na qual ele e um adulto participam;
Faz gestos com carinhas, repete ações que agradam e de que festejam sua brincadeiras;
Expressa emossoes de medo, raiva, afeto, ciúme, anciedade e simpatia entre outras;
Na hora das refeições, leva a colher a boca, embora ainda lhe falte precisão;
Ajuda as profissionais no ato de vestir-se ou despir-se, erguendo as mãos, tirando as roupas de baixo, os sapatos e as meias;
É carinhoso com os outros amiguinhos da sala;
Mostra irritação e inconformismo quando um adulto detem sua exploração no ambiente ou tira dele um objeto;
Por vezes, briga com o amiguinho de sala por conta da posse de um brinquedo ou mesmo pela atenção das profissionais da sala de atividades;
Desentende-se com outras criançaspor ses pertences;
Reproduz com perfeição tudo o que observa e colabora na realização das tarefas simples da sala de atividades;
Colabora na organização da sala de atividades;
Pega na mão da professora e a leva a algum lugar, onde lhe mostra algo que tenha chamado sua atenção;
- Linguagem e Comunicação
Compreende e emprega de forma consistente cerca de seis palavras;
Gosta de sons curtos e de forma rítimica;
Compreende instruções simples que a professora lhe dirige, exemplo: pega, me dá o brinquedo, etc.;
Melhora o desenvolvimento semântico (compreensão do significado das palavras)e, na articulação de palavras e expressões concretas.
Responde não a pedidos e perguntas;
Aponta o que quer e reconhece objetos pelo nome, além de identificar os objetos familiares a ele;
Quando o chamam, reconhece o próprio nome;
Expressa de forma verbal o desejo de comer e beber;
É capaz de compreender e reagir diante de frases que ele escute de maneira frequente;
Conhece seu nome e os das pessoas, animais e coisas failiares próximas;
Observa atentamete as histórias que são contadas pela professorae aponta figuras quando solicitado;
- Desenvolvimento Cognitivo
Percebe formas geométricas de maneira elementar.
Desenvolvimento do conceito básico de seriação, exemplo: tentativas de enfileirar cubos;
Desenvolvimento das habilidades motoras e cognitivas para pesquisar e explorar ativamente seu mundo circundante, exemplo: abrindo, fechando, tirando e explorando objetos;
Inicia o jogo por imitação, exemplo: a professora realiza ludicamente uma ação e a criança repete;
Conhece algumas partes do seu rosto: olhos, nariz, boca e orelhas;
Desenvolvimento da noção de quantidade, quando diz: mais agua;
Sua memória desenvolveu-se e já e capaz de repetir finas de rimas e canções (mesmo que de maneira incoerente);
Vira uma caixa para tirar objeto desejado;
Tem uma idéia básica de que o finalse aproxima, exemplo: tchau, obrigado;
Fortalecimento dos conceitos: em cima, em baixo, cheio ou vazio;
...