Encontro Sobre O Amor_encontro De Jovens
Ensaios: Encontro Sobre O Amor_encontro De Jovens. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: nabmelo • 14/5/2014 • 2.062 Palavras (9 Páginas) • 332 Visualizações
“AME A SI MESMO”
VOCÊ SE AMA?
O MAIOR MANDAMENTO DE TODOS É “AMAR O PRÓXIMO COMO A TI MESMO”, VOCÊ CONSEGUINDO ISTO, SEGUIR OS OUTROS MANDAMENTOS FICA FÁCIL, MAS SERÁ QUE ISTO É FÁCIL?
PRIMEIRAMENTE VOCÊ TEM QUE PENSAR SE VOCÊ SE AMA, E CONSEQUENTEMENTE AMAR O PRÓXIMO COMO A TI MESMO.
O QUE É O AMOR PARA VOCÊ?
VOCÊ CONHECE O AMOR, VOCÊ O SENTE?
(FALAR SOBRE O AMOR)
PODE SIGNIFICAR A FORMAÇÃO DE UM VÍNCULO EMOCIONAL COM ALGUÉM.
OS CRISTÃOS ACREDITAM QUE JESUS MANDOU-OS A:
AMAR A DEUS COM TODO O TEU CORAÇÃO, MENTE E FORÇA E AMAR AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO.
— MARCOS 12-31 [2])
ELES ACREDITAM QUE ESTES DOIS MANDAMENTOS SÃO OS MAIS IMPORTANTES E DA PRÓPRIA VIDA CRISTÃ (CF EVANGELHO DE MARCOS CAPÍTULO 12, VERSÍCULOS 28-34). SANTO AGOSTINHO RESUMIU ISSO QUANDO ELE ESCREVEU "AME A DEUS, E FAÇA COMO TU QUERES".
DESCREVENDO O AMOR NA SUA PRIMEIRA EPÍSTOLA AOS CORÍNTIOS, SÃO PAULO GLORIFICA O AMOR COMO A MAIS IMPORTANTE VIRTUDE E FORÇA, DECLARANDO QUE "AGORA PERMANECEM [...] A FÉ, A ESPERANÇA E O AMOR; MAS A MAIOR DE TODAS É O AMOR" (1 COR 13:13 [2]). ELE ESCREVEU AINDA NESTA EPÍSTOLA QUE:
O AMOR É PACIENTE, O AMOR É PRESTÁVEL, NÃO É INVEJOSO, NÃO É ARROGANTE NEM ORGULHOSO, NADA FAZ DE INCONVENIENTE, NÃO PROCURA O SEU PRÓPRIO INTERESSE, NÃO SE IRRITA NEM GUARDA RESSENTIMENTO. NÃO SE ALEGRA COM A INJUSTIÇA MAS REJUBILA COM AVERDADE. TUDO DESCULPA, TUDO CRÊ, TUDO ESPERA, TUDO SUPORTA. O AMOR JAMAIS PASSARÁ.
— 1 COR13:4-8 [2])
SÃO JOÃO ESCREVEU QUE:
CARÍSSIMOS, AMEMO-NOS UNS AOS OUTROS, PORQUE O AMOR VEM DE DEUS, E TODO AQUELE QUE AMA NESCEU DE DEUS E CHEGA AO CONHECIMENTO DE DEUS. AQUELE QUE NÃO AMA NÃO CHEGOU A CONHECER DEUS, POIS DEUS É AMOR. E O AMOR DE DEUSMANIFESTOU-SE DESTA FORMA NO MEIO DE NÓS: DEUS ENVIOU AO MUNDO O SEU FILHO UNIGÉNITO, PARA QUE, POR ELE, TENHAMOS AVIDA. É NISTO QUE ESTÁ O AMOR: NÃO FOMOS NÓS QUE AMÁMOS A DEUS, MAS FOI ELE MESMO QUE NOS AMOU E ENVIOU O SEU FILHO COMO VÍTIMA DE ESPIAÇÃO PELOS NOSSOS PECADOS. CARÍSSIMOS, SE DEUS NOS AMOU ASSIM, TAMBÉM NÓS DEVEMOS AMAR-NOS UNS AOS OUTROS.
— 1 JOÃO4:7-11 [2]
.
NA MESMA LINHA DE PENSAMENTO, SÃO JOÃO ESCREVEU AINDA QUE:
TANTO AMOU DEUS O MUNDO QUE LHE ENTREGOU O SEU FILHO UNIGÉNITO, A FIM DE QUE TODO O QUE CRÊ NELE NÃO SE PERCA, MAS TENHA A VIDA ETERNA. DE FACTO, DEUS NÃO ENVIOU O SEU FILHO AO MUNDO PARA CONDENAR O MUNDO, MAS PARA QUE O MUNDO SEJA SALVO POR ELE.
—JOÃO3:16-18[2]
SANTO AGOSTINHO DIZ QUE É PRECISO SER CAPAZ DE DECIFRAR A DIFERENÇA ENTRE AMOR E LUXÚRIA. LUXÚRIA, DE ACORDO COM SANTO AGOSTINHO, É UM GRANDE VÍCIO E PECADO, MAS AMAR E SER AMADO É O QUE ESTE SANTO TEM PROCURADO POR TODA A SUA VIDA. ELE MESMO DIZ: "EU ESTAVA NO AMOR COM AMOR." FINALMENTE, ELE FAZ CAIR NO AMOR E É AMADA DE VOLTA, POR DEUS. SANTO AGOSTINHO DIZ QUE A ÚNICA PESSOA QUE PODE TE AMAR VERDADEIRAMENTE E PLENAMENTE É DEUS, PORQUE O AMOR DOS HOMENS TEM MUITAS FALHAS, TAIS COMO "CIÚME, DESCONFIANÇA, MEDO, RAIVA E DISCÓRDIA." DE ACORDO COM ESTE SANTO, DEUS É AMOR "PARA ALCANÇAR A PAZ, QUE É A SUA." (DO LIVRO: AS CONFISSÕES DE SANTO AGOSTINHO)
NÃO TEMOS QUE ESPERAR DAS OUTRAS PESSOAS AQUILO QUE NÃO NOS DAMOS COMO: ATENÇÃO, VALOR, PERDÃO E AMOR.
ALGUMAS PESSOAS NÃO SE VALORIZAM, DEVEMOS SER QUEM NOS SENTIMOS BEM, NÃO FICAR PENSANDO NO QUE OS OUTROS IRAM PENSAR, A PARTIR DO MOMENTO EM QUE VOCÊ ESTIVER FAZENDO ALGO QUE ESTEJA SE SENTINDO BEM, MAS SEM NUNCA PREJUDICAR OS OUTROS, ACHO QUE VOCÊ ESTA SE VALORIZANDO, TEMOS QUE TER AMOR PRÓPRIO, GOSTARMOS DE NOS MESMOS, ASSIM TENDO AMOR PODEMOS REPASSÁ-LO AO PRÓXIMO.
PORQUE ALGUÉM ME LEVARIA EM CONSIDERAÇÃO, SE NÃO ME CONSIDERO E NÃO SEI AGIR ASSIM?
POR QUE ALGUÉM DEVERIA ME AGRADECER, SE NÃO ME AGRADEÇO E NÃO USO AGIR ASSIM?
POR QUE ALGUÉM RECONHECERIA O MEU VALOR E IMPORTÂNCIA, SE NÃO ME VALORIZO ESTANDO APRISIONADOS SEMPRE NO NEGATIVISMO?
JESUS, JÁ TINHA O PROFUNDO CONHECIMENTO DA FALTA DE AMOR, POR ISSO, ELE ENSINOU NOS MOSTRANDO COMO AMAR A SI PRÓPRIO EM PRIMEIRO LUGAR, NOS APONTANDO A INTEGRIDADE, PARA DEPOIS, AMAR AO PRÓXIMO INCONDICIONALMENTE, O QUE QUER DIZER, SEM CONDIÇÃO, SEM IMPOSIÇÃO, COMO: SÓ TE AMO SE FIZER ASSIM, SÓ FAÇO ISSO SE VOCÊ FIZER PRA MIM, SÓ DOU SE VOCÊ ME DER… TODAS AS FORMAS DE CONDIÇÕES IMPOSTAS PELA MENTE HUMANA, ISSO NOS DISTANCIA AINDA A MAIS DO AMOR!
ALGUMAS SUGESTÕES DE COMO COMEÇAMOS A TER ESSE AMOR PRÓPRIO:
(pedir que todos fechem os olhos e façam uma reflexão, - colocar uma musica calma).
1. PARE DE SE CRITICAR: OS QUE ACHAM TER A OBRIGAÇÃO DE SER PERFEITOS CRIAM UMA IMENSA PRESSÃO SOBRE SI MESMO, QUE IMPEDE DE OLHAR OS ASPECTOS DA SUA VIDA QUE PRECISAM SER MELHORADOS. PROCURE DESCOBRIR O QUE TE TORNA DIFERENTE DOS OUTROS, APRECIE SUA INDIVIDUALIDADE E AS QUALIDADES QUE POSSUE.
2. PARE DE AMEDRONTAR-SE: PENSAMENTOS ASSUSTADORES SÃO AFIRMAÇÕES NEGATIVAS: PERDER O TRABALHO, INDIGNO DE AMOR, DOENÇAS, DISCIPLINA DIFÍCIL, PROFESSOR “CARRASCO”... LEVAM AO NÃO SUCESSO. PROCURE TER PENSAMENTOS SEMPRE POSITIVOS.
3. SEJA GENTIL E PACIENTE, CONSIGO MESMO: A IMPACIÊNCIA NADA MAIS É DO QUE RESISTÊNCIA AO APRENDIZADO. O AUTOR OREN ARNOLD ESCREVEU COM BOM HUMOR: “QUERIDO DEUS, ROGO POR PACIÊNCIA. QUERO TÊ-LA AGORA MESMO!”
4. SEJA GENTIL COM SUA MENTE: AFASTE TODA CULPA ACUSAÇÕES, CASTIGOS, DOR, PROCURE RELAXAR PARA LIGAR-SE AO PODER INTERIOR. MEDITAR É AQUIETAR-SE PARA OUVIR SUA PRÓPRIA SABEDORIA INTERIOR.
5. ELOGIE-SE: A CRÍTICA DERROTA O ESPÍRITO INTERIOR, O ELOGIO O FAZ CRESCER. RECONHEÇA O PODER QUE EXISTE EM VOCÊ, A PARTE DE DEUS QUE HÁ EM SEU INTERIOR QUANDO VOCÊ SE MENOSPREZA, ESTÁ DEPRECIANDO O PODER QUE O CRIOU.
6. PROCURE APOIO: A AUTO-SUFICIÊNCIA LEVA AS PESSOAS A NÃO PROCURAREM
...