Geografia Biblica
Ensaios: Geografia Biblica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Anasantos1977 • 8/6/2014 • 1.242 Palavras (5 Páginas) • 687 Visualizações
Unidade I
A Geografia do Mundo Bíblico do Antigo Testamento
O estudo da Geografia Bíblica é de grande importância, pois permite, a partir do conhecimento do meio ambiente e do espaço geográfico em que viviam os personagens bíblicos, interpretar de modo mais adequado os ensinamentos de Deus.
O que é Geografia?
Junção de dois vocábulos gregos , geo = terra e graphein = descrever a Terra. A finalidade da Geografia é o estudo científico da superfície da Terra com o objetivo de descrever e analisar a variação espacial de fenômenos físicos, biológicos e humanos que acontecem na superfície do globo terrestre. A Geografia é considerada como uma das disciplinas acadêmicas mais antigas.
A Geografia divide-se em 5 partes: Histórica, Econômica, Política, Física e Humana.
Geografia Bíblica
“Estudo sistemático do cenário da revelação divina e da influencia que teve o meio na vida de seus habitantes.”(Netta kemp de Money- 1977)
Permite que os cristãos conheçam as relações históricas e geográficas envolvidas nas narrativas bíblicas e compreendam o cenário que Deus escolheu para falar e agir , como também Seu relacionamento com o povo escolhido.
Fontes da Geografia Bíblica
* A Bíblia
* A Arqueologia Bíblica
* A História Geral
Terras do Antigo Testamento
* Mesopotâmia - onde tudo começou
* Israel
* Algumas localidades da peregrinação no deserto – Ramassés, Sucote, Etã, Mar Vermelho, Refidim, Cades-Barnéia, Canaã (terra que mana leite e mel,Palestina, Terra da Promessa, Terra Santa)
* Líbano
* Síria
* Gileade
* Basã
Povos Vizinhos de Israel
* Amonitas, Moabitas, Edomitas e Filisteus.
Unidade II
A Geografia dos Grandes Impérios
Grandes Impérios da Antiguidade
Os grandes impérios surgiram a aproximadamente entre os anos 2360 a 2180 a.C., com os acadianos.Após o domínio de agricultura, gerando assim o crescimento econômico,e também após manusearem algum tipo de técnica militar, ou manuseio de algum metal para a fabricação de armas de guerra. Dois grandes impérios que tiveram participação na constituição da história do povo de Deus, são os impérios Egípcio e Assírio.
O Médio império
O início do Médio Império ( 2000 – 1780 a.C ), foi marcado pela reunificação do Egito conquistada pelo rei Tebas. Nesse período também houve o desenvolvimento de um grande projeto de irrigação; a construção de um canal ligando o rio Nilo ao mar vermelho; e a realização de trabalhos em minas de cobre na Península do do Sinai. Após um século de domínio, esse povo foi expulso daquela nação e o Egito voltou a ser governado por reis egípcios.
O Novo império
No novo Império ( 1546-1085 a.C), o Egito alcançou o apogeu de prestígio e prosperidade, pois dominou todo o mundo conhecido da época com técnicas militares desenvolvidas e com a autoridade fortalecida do faraó. Esse domínio durou aproximadamente 200 anos. Povos que haviam se estabelecido no reino egípcio, como os hebreus, foram perseguidos e feitos escravos.
O Império Babilônico
Um dos grandes impérios do mundo antigo que mais interferiram no curso da história de Israel. A interferência Babilônica para com a nação de Israel, se deu por permissão divina, já que esse grande Império serviu como “ vara de correção” de Deus para com sua nação desobediente. A origem da Babilônia está relacionada as cidades Acad e Calnesh (Gn 10.10). Os primeiros habitantes dessa região foram povos semitas que se deslocaram do Ocidente e criaram uma pequena colônia comercial na antiga Suméria . Essa colônia se desenvolveu e tornou-se uma nação , a primeira dos habitantes do mundo e uma das mais importantes dentro do contexto bíblico.
O Império Medo-Persa
Exerceu muitas influências positivas na vida dos judeus dos séculos VI ao IV a.C. ,como podemos observar nos livros de Ester, Esdras e Neemias. Por se tratar de um período importante para compreender o contexto bíblico.
O Império Grego-Macedônico
A história da Grécia tem início em um período anterior ao da época em que Israel esteve sob o domínio da Grécia no século IV a.C., em que os judeus foram tratados com benignidade por Alexandre, o Grande.
O Império Romano
Um dos grandes impérios mundiais, e é lembrado por isso até os dias atuais, devido sua grandiosidade . Em meados do séc. I os cristãos foram duramente perseguidos por esse império.
Unidade III
A Palestina nos Dias do Novo Testamento
A
...