HERMENÊUTICA
Tese: HERMENÊUTICA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleberRodrigues • 29/11/2013 • Tese • 1.556 Palavras (7 Páginas) • 824 Visualizações
INTRODUÇÃO:
Este trabalho fala da hermenêutica dos fatos históricos contidos no texto do Evangelho de João 4:1-30, que diz a respeito da perseguição dos “fariseus” da época contra Jesus, os preconceitos entre os povos Judeus e Samaritano e também contra as mulheres, e a quebra desses paradigmas feitos por Jesus em relação aos judeus com os samaritanos e as mulheres da época. Os locais de adoração a Deus pelos povos Judeus e Samaritanos, e o porquê que não se misturavam, fala também do poço de Jacó e a revelação por Jesus da vida de adultério que vivia aquela mulher, Jesus oferece “água viva” aquela mulher samaritana e se revela ser o Messias e finalmente se abre os olhos e entendimento daquela mulher que foi contar aos outros na cidade sobre Ele, começando assim seu ministério sobre aquele povo também.
Este trabalho traz a luz os acontecimentos do passado para hoje e faz suas comparações.
A seguir temos o texto na íntegra do Evangelho segundo João 4:1-30
A mulher samaritana
1 Quando, pois, o Senhor soube que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos do que João
2 (ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos)
3 deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galiléia.
4 E era-lhe necessário passar por Samária.
5 Chegou, pois, a uma cidade de Samária, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó dera a seu filho José;
6 achava-se ali o poço de Jacó. Jesus, pois, cansado da viagem, sentou-se assim junto do poço; era cerca da hora sexta.
7 Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
8 Pois seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.
9 Disse-lhe então a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (Porque os judeus não se comunicavam com os samaritanos.)
10 Respondeu-lhe Jesus: Se tivesses conhecido o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe terias pedido e ele te haveria dado água viva.
11 Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que tirá-la, e o poço é fundo; donde, pois, tens essa água viva?
12 És tu, porventura, maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual também ele mesmo bebeu, e os filhos, e o seu gado?.
13 Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede;
14 mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
15 Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, nem venha aqui tirá-la.
16 Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido e vem cá.
17 Respondeu a mulher: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido;
18 porque cinco maridos tiveste, e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade.
19 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.
20 Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.
21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me, a hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.
22 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus.
23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
24 Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
25 Replicou-lhe a mulher: Eu sei que vem o Messias (que se chama o Cristo); quando ele vier há de nos anunciar todas as coisas.
26 Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo.
27 E nisto vieram os seus discípulos, e se admiravam de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe perguntou: Que é que procuras? ou: Por que falas com ela?
28 Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens:
29 Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto eu tenho feito; será este, porventura, o Cristo?
30 Saíram, pois, da cidade e vinham ter com ele.
DESENVOLVIMENTO
Neste texto nos versículos 1 a 3 entendemos que Jesus percebendo que suas boas obras na região da Judéia, já chegava aos ouvidos dos fariseus (judeus radicais devotos à “Torà”, também chamada “Lei de Moisés”) para evitar um possível confronto decidiu voltar a Galileia, como o próprio texto fala no versículo 4, para esta volta era necessário passar pelas terra de Samaria, região onde os Judeus mantinham uma rivalidade muito grande com o povo que ali vivia, pois no passado quando os judeus foram dominados pelo povo Sírio, alguns judeus se recusaram em saírem para o exílio na Babilônia, tendo sidos deixados para traz nas terras samaritanas e com isso se misturaram com outros povos. Quando mais tarde os judeus tiveram a permissão de voltarem a Jerusalém e decidiram reconstruírem o templo de Jerusalém os samaritanos foram impedidos de participarem, pois já eram considerados impuros para o restante dos judeus, ai começaram
...