TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da Igreja Questões Cristologicas

Por:   •  22/3/2025  •  Artigo  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  4 Visualizações

Página 1 de 3

Questões Cristológica – O avanço da discussão Cristólogica.

Século IV

A cristologia é definida como o estudo da pessoa de Jesus Cristo, aqui a importância de tratarmos das questões cristológicas e do avanço que se teve na Igreja no Século IV, no início do ensinamento cristológico não era aceito que “Jesus Cristo foi plenamente Deus e plenamente homem em uma só pessoa e assim será eternamente”. Com essas controvérsias Cristológicas que iam surgindo, veio a origem dos concílios ecumênicos, que contribuíram para discutir a fé cristã contra as heresias que iam surgindo e para a Questão verdadeira da cristologia, contra a controvérsia envolvendo a pessoa de Cristo.

A cristologia é definida como o estudo da pessoa de Jesus Cristo. Nesse contexto, é importante abordar as questões cristológicas e o avanço que a Igreja teve no século IV. No início do ensinamento cristológico, não se aceitava a ideia de que "Jesus Cristo é plenamente Deus e plenamente homem em uma só pessoa, e assim será eternamente". Com as controvérsias cristológicas que surgiam, originaram-se os concílios ecumênicos, que desempenharam um papel fundamental na defesa da fé cristã contra as heresias emergentes e na definição da verdadeira questão cristológica, em resposta às controvérsias envolvendo a pessoa de Cristo.

A igreja católica considera 21 concílios as principais denominações protestantes reconhecem a autoridade somente dos 4 primeiros.

1. Primeiro concílio Ecumênico de Niceia (Arianismo), 20 de maio a 19 de junho de 325, convocado pelo imperador Constantino I.

A divindade do Filho

2. Primeiro concílio de Constantinopla (Apolinarismo), maio a julho de 381, convocado pelo imperador Teodósio I.

A humanidade do Filho

3. Concílio de Éfeso (Nestorianismo) 22 de junho a 17 de julho de 431, convocado pelo imperador Teodósio II.

A união das duas naturezas Divinas e humana numa pessoa apenas

4. concílio de calcedônia (Monofisismo), 08 de outubro a 01 de novembro de 451. Convocado pelo imperador Flávio Marciano Augusto. Conduzido pelo Papa Leão I.

A perfeição dessas naturezas na pessoa de Jesus Cristo

5. Trataremos ainda sobre o segundo concílio de Constantinopla 5 de maio – 2 de junho de 553 (imperador Justino) o Papa Virgílio afastado de Roma recusou a participar do concílio.

6. Terceiro concílio de Constantinopla 7 de novembro 680- 16 de setembro de 681. Convocado pelo imperador romano oriental Constantino IV.

Só tinha a vontade divina

7. o segundo concílio de Niceia 24 de setembro – 23 de outubro 787. e o último a ser aceito tanto pela Igreja Católica quanto pela Igreja Ortodoxa, foi convocado por Tarásio, patriarca de Constantinopla.

Veneração das imagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com