Imperio Grego
Artigos Científicos: Imperio Grego. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Josenias • 24/2/2014 • 1.033 Palavras (5 Páginas) • 455 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------4
1. -GRÉCIA, O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL--------------------5
2 -GRÉCIA, A PÁTRIA DA FILOSOFIA------------------------------------------5
3 -HISTÓRIA DA GRÉCIA-----------------------------------------------------------5
4 -A GEOGRAFIA DA GRÉCIA----------------------------------------------------5
5 -A GEOGRAFIA DA MACEDÔNIA----------------------------------------------5
6 -A ASCENSÃO DA MACEDÔNIA-----------------------------------------------5
7 -ALEXANDRE MAGNO------------------------------------------------------------6
8 -AS REALIZAÇÕES DE ALEXANDRE----------------------------------------6
9 -OS GREGOS E OS JUDEUS---------------------------------------------------6
10 -OS PTOLOMEUS----------------------------------------------------------------6
11 -OS SELÊUCIDAS----------------------------------------------------------------7
12 -O FIM DO IMPÉRIO GREGO-------------------------------------------------7
CONCLUSÃO--------------------------------------------------------------------------8
BIBLIOGRAFIA------------------------------------------------------------------------9
INTRODUÇÃO
Este trabalho abordará a Grécia antiga como berço da civilização ocidental e a sua contribuição para o mundo atual. Partindo da filosofia compreenderemos a sua parte histórico-filosófica. Ainda será abordada a história propriamente dita da Grécia e sua geografia. Caberá ainda o estudo da geografia da Macedônia, a sua ascensão, e tendo como seu principal vulto Alexandre Magno e suas realizações.
A contribuição e a união entre as culturas helenista e a judaisante, passando pelos impérios divididos após a morte de Alexandre, tem como pontos principais o Império de Ptolomeu e o Império de Selêucidas. Após estudarmos ambos os impérios, estaremos demonstrando o fim do Império Grego.
1. GRÉCIA, O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL
A Grécia exerceu grande influência sobre a civilização ocidental, deixando para esta uma rica herança cultural. O efeito duradouro desta influência pode ser percebido até mesmo no Cristianismo.
2. GRÉCIA, A PÁTRIA DA FILOSOFIA
O modelo grego possibilitou ao homem mergulhar dentro de si mesmo e descobrir assim o valor do espírito promovendo assim o Humanismo. O nascimento da Filosofia se deu com a busca pela sabedoria com foco no desenvolvimento do espírito, quando grandes gênios se destacaram nesta matéria, a saber: Tales, Empédocles, Pitágoras, Sócrates, Platão, Aristóteles e outros.
3. HISTÓRIA DA GRÉCIA
A Grécia antiga dispunha de baixo padrão cultural, mas no século V a.C. Péricles assumiu o comando político de Atenas e patrocinou eventos culturais que mudaram a história da Grécia com tantos avanços e glórias.
4. A GEOGRAFIA DA GRÉCIA
A península grega era toda recortada pelo mar e era cercada por várias ilhas. Devido a tão pobre hidrografia, cultivavam apenas o que resistia a logos períodos de estiagem. O clima desfavorável e a pobreza de seu solo levaram a Grécia a colonizar outras terras próximas, até mesmo em continentes diferentes.
5. A GEOGRAFIA DA MACEDÔNIA
A Macedônia fazia fronteira ao sul com a Grécia, e era uma planície fértil cercada de altas montanhas. Foi na cidade de Filipos, situada na Macedônia, onde o Evangelho foi pregado pela primeira vez na Europa e dali foi disseminado para todo o continente europeu.
6. A ASCENSÃO DA MACEDÔNIA
A Macedônia decidiu liderar o domínio heleno no mundo e por isso resolveu dominar a Grécia. Filipe II, foi capturado e no exílio elabora o plano para subjugar o Império Persa. Com um grande exército a Macedônia inicia o domínio das cidades-estados gregas, mas este foi assassinado e não concluiu, deixando a tarefa ao seu filho.
7. ALEXANDRE MAGNO
Grande gênio militar que teve acesso a cultura através de ensino de qualidade. Um conquistador inato e guerreiro audacioso, põe-se a subjugar a Terra. Destruiu o poderio Persa e conquistou ocidentes e orientes. Ao retornar a Babilônia é recebido com glória, como um deus. Morreu repentinamente o que pôs fim precoce ao processo de colonização daquele pedaço de mundo. As possessões alexandrinas
...