Influencia da religião budista na sociedade
Por: Larissa Volf • 27/4/2015 • Resenha • 310 Palavras (2 Páginas) • 9.197 Visualizações
Influência da religião budista na sociedade:
A prática da religião budista se dá com mais fervor no continente Asiático, como no Japão, Tibete, Vietnã, China, Índia, entre outros. Apesar de ser uma religião pacifista, é considerada mais uma vivência do que uma religião, ou seja, é uma prática. Os budistas tendem a acreditar que a experiência pessoal é o único meio para a permissão integralmente do budismo em sua profundidade e pureza.
O budismo no mundo tem cerca de 170 a 230 milhões de seguidores.
A religião budista no Brasil possui características parecidíssimas se comparado aos outros países. O Brasil possui a maior colônia de japoneses e descendentes fora do Japão, e essa comunidade nipônica trouxe uma variedade de sacerdotes e instrutores budistas em distribuição significativamente diferente da que existe no Japão. Porém, a maioria dos descendentes de japoneses no Brasil são católicos.
O expansionismo da religião budista através da maior parte da Ásia foi pacífica e aconteceu de várias formas. Buda Shakyamuni abriu o precedente. Antes disto, sendo um professor, Buda viajou para os reinos próximos para compartilhar suas crenças com as pessoas que fossem receptivas e interessadas. Deste mesmo jeito, Skakyamuni ensinou os seus monges para viajarem pelo mundo para mostrar seus ensinamentos.
Ele não pedia que os outros difamassem ou desistissem de suas religiões e se convertessem a uma nova, pois não visava propagar sua própria religião. Ele simplesmente, estava tentando auxiliar os outros a superar o sofrimento e a infelicidade que estavam criando para si próprios devido a sua falta de compreensão. Seguidores de gerações seguintes inspiraram-se pelo exemplo de Buda e levaram para os outros os métodos cujos decidiram ser úteis para suas vidas. Foi assim que o atualmente denominado ‘budismo’ se expandiu por todo o lugar.
Buda Shakyamuni aconselhou que não seguissem os seus ensinamentos cegamente, mas que os examinassem por si próprias com cuidado antes de aceitá-los.
...