Ludoteca Escolar
Exames: Ludoteca Escolar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danilopes17 • 25/11/2013 • 330 Palavras (2 Páginas) • 266 Visualizações
TOQUES DE CAPOEIRA E SEUS SIGNIFICADOS
ANGOLA
É o toque específico do jogo de Angola. É um toque lento, cadenciado, bem batido no atabaque, tem um sentido triste. É feito para o jogo de dentro, jogo baixo, perigoso, rente ao chão, bem devagar.
SÃO BENTO GRANDE DE ANGOLA
É o toque mais original da capoeira Regional. É muito usado em apresentações públicas, rodas de rua, batizados e outros eventos e também nas rodas técnicas das academias para testar o nível de agilidade dos alunos.
SÃO BENTO GRANDE DA REGIONAL
É um ritmo de berimbau criado por Mestre Bimba, utilizado na Capoeira. Tradicionalmente é tocado com um berimbau médio, acompanhado por dois pandeiros, um em cada lado (formação instrumental denominada "charanga"). É um toque que transmite muita energia durante o jogo de capoeira, e exigem dos capoeiristas muita técnica, velocidade e atenção. É tocado no berimbau da seguinte forma com Duas batidas chiadas ou semi presas, duas soltas, e uma presa, ficando assim txi txi, don don , tim.
SÃO BENTO PEQUENO
É um toque de berimbau cadenciado e lento. Ele é executado com duas batidas apenas com o apoio do dobrão sobre o aço, seguida rapidamente de uma terceira batida marcada pelo dobrão, uma batida no aço solto e um balanço do caxixi.
CAVALARIA
Em capoeira, cavalaria é o toque de alerta máximo ao capoeirista. É usado para avisar o perigo no jogo, a violência e a discórdia na roda. Na época da escravidão, era usada para avisar aos negros capoeiras da chegada do feitor. Na República, quando a capoeira foi proibida, os capoeiristas usavam a “cavalaria” para avisar da chegada da polícia montada, ou seja, da cavalaria.
SAMANGO
Toque onde a acústica da barriga é enfatizada. Era utilizado para mostrar que existia a aproximação de pessoas no local onde estava sendo executado e acompanhava a velocidade das passadas, aumentando com a aproximação.
No Brasil, principalmente no nordeste, diz-se do soldado raso, sem qualquer patente e/ou iniciante na polícia.
Diz-se, ainda, daqueles que são abobalhados, sem malícia para brincadeiras pesadas e/ou maliciosas.
...