MONITORAMENTO entre o mundo real e o assunto ou entre os estudos "Resumo - ação"
Tese: MONITORAMENTO entre o mundo real e o assunto ou entre os estudos "Resumo - ação". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Isabela184 • 8/12/2014 • Tese • 336 Palavras (2 Páginas) • 288 Visualizações
Aplica-se nos casos onde as relações dinâmicas entre o mundo real e o sujeito, ou seja entre Resumo – Pesquisa- ação.
Nomes: Kelly, Thais, Maria das Graças e Kessia.
A pesquisa-ação pode ser definida como (THIOLLENT, 1994, p ___) “...um tipo de pesquisa com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.”
Como base tivemos o artigo, Projeto doce vida: um programa de psicologia e saúde publica voltada para portadores de diabetes.
O Projeto Doce vida é um projeto de extensão de Psicologia social do departamento de Psicologia e da PROEX da Universidade Federal de São João Del-Rey, em MG, onde trabalham com portadores de diabetes ajudando na prevenção da doença e no seu agravamento. Na cidade há um alto índice de portadores de diabetes, o maior índice nacional. Graças a este trabalho a sociedade se torna mais informada e mais acolhedora do portador de diabetes e seus familiares, já que este se torna mais ativo e autônomo.
No Projeto Doce Vida há oficinas de grupo para dar apoio ao portador de diabetes e torna-lho mais ativo.Tudo acompanhado pelas estagiárias de psicologia que atuam como facilitadoras do processo grupal e da analise da sua problemática, viabilizando a mobilização dos próprios integrantes para seu enfretamento , ao invés de procurar solucionar as questões pelo grupo.
Para ajudar os portadores de diabetes no tratamento e no processo de evolução da doença uma nutricionista voluntária vem supervisionando a elaboração de um livro com receitas diet/light de baixo custo.
O Projeto Doce Vida vem ajudando muito os portadores e familiares de diabetes, fazendo com que eles cuidem mais da saúde mantendo bons hábitos alimentares e construindo sua historia , melhorando a disposição afetivo-emocional para mudanças.
E isto que cria condições para o alcance da autogestão e para que os membros busquem soluções para seus próprios problemas cotidianos.
...