Martinho Lutero e o Movimento de Reforma
Tese: Martinho Lutero e o Movimento de Reforma. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: robsongil • 16/9/2014 • Tese • 383 Palavras (2 Páginas) • 693 Visualizações
1
No século XVI, Martinho Lutero e o Movimento da Reforma, trouxeram à luz e ao debate da sociedade uma Igreja Católica que enfrentava crises em diversas áreas.
Já, no século XXI, o Papa Bento XVI renunciou de seu cargo vitalício, de chefe da Igreja Católica Apostólica Romana e foi substituído pelo Papa Francisco I. A renúncia de Bento XVI foi importante para a história da Igreja Católica. No entanto, hoje a discussão versa sobre a necessidade de reformas no seio da Igreja Católica, entendidas como necessárias pelo próprio Francisco I. São questões pertinentes e importantes no contexto do catolicismo. Os meios de comunicação, exemplificado nos Blogs: noticias.gospelmais.com.br e g1.globo.com/.../papa-francisco-defende-reforma-na-igreja-catolica.html, enumeram uma série de elementos, que reunidos às suas pesquisas a partir da atividade prática 5, auxiliará na sua resposta.
A partir destas leituras responda a questão que está proposta:
1 - Trace um paralelo entre a situação da Igreja Católica do Séc. XVI, denunciada por Lutero, com a situação atual da Igreja que, segundo o entendimento geral e do próprio pontífice necessita de reformas, conforme o texto encontrado no Blog: noticias.gospelmais.com.br sob o título: Em nova e severa crítica à Igreja Católica, papa Francisco propõe uma das maiores reformas no Vaticano, publicado por Tiago Chagas em 27 de novembro de 2013, com os seguintes destaques: Aborto, capitalismo, dogmas, exortação apostólica, intolerância religiosa, reforma da cúria do vaticano.
2 – Seria possível dimensionar o impacto dessas reformas no âmbito religioso e social e na vida dos católicos? Qual o seu entendimento?
3 – Considerando o artigo: http://pt.euronews.com/2013/02/24/bento-xvi-afirma-que-renuncia-ao-cargo-foi-vontade-de-deus/ e também o Artigo: “O Papa dos Lobos”, disponível em PDF na Biblioteca Virtual e faça referência aos argumentos ali expostos na elaboração da sua reflexão., mais as tantas notícias sobre a renúncia de Bento XVI, a eleição de Francisco I e seu indisfarçável constrangimento com algumas práticas da Igreja, especialmente o gosto pelo “luxo”, e, por isso ela estaria necessitando das reformas por ele propostas, estaríamos diante de uma situação de luta por poder e espaço dentro da Igreja? Francisco I, diferentemente de Bento XVI, deseja enfrentar e dar um novo rumo à Igreja. Manifeste a sua opinião sobre o assunto e suas repercussões tanto na Igreja Católica, quanto na sociedade em geral. Será o tempo de uma “nova reforma” da Igreja?
Use no máximo 20 linhas para a sua resposta.
...