Módulo I - Teologia - Doutrina De Deus
Artigo: Módulo I - Teologia - Doutrina De Deus. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hibiscampos • 22/1/2015 • 485 Palavras (2 Páginas) • 2.899 Visualizações
Faculdade Teológica Betesda
Avaliação – Módulo I - Teologia
Hibis Campos
1) Como o termo teologia era usado entre os gregos? E em relação aos cristãos?
R= O uso mais antigo do termo teologia ocorre na filosofia grega, em que é usado primariamente no discurso dos poetas sobre coisas divinas. Strictu sensu, teologia é a doutrina que diz respeito a Deus e seu reino, sua natureza e vontade, também sua relação com homem e com o mundo
2) Faça um breve comentário sobre a existência de Deus.
R= A existência de Deus é algo não somente provada como é inerente à alma e atributos. A existência de Deus é uma premissa fundamental das Escrituras, que não tecem argumentos para afirmá-la ou comprová-la. Deus se revelou de maneira progressiva e diversificada, insto é, na medida do tempo.
3) Qual a diferença entre ateu prático e ateu teórico?
R= Ateísmo teórico ou filosófico, mais intelectual, nega a existência de Deus fundamentando-se num processo de raciocínio;
Ateísmo prático não reconhece a existência de Deus, e seus adeptos vivem como se Ele de fato não existisse.
4) Diferencie os atributos comunicáveis de Deus dos incomunicáveis?
R= Os atributos incomunicáveis são aquelas características qualitativas do Supremo Ser que Ele não compartilha com nenhuma de suas criaturas. Diferente dos comunicáveis, que tornam visível sua natureza pessoal.
5) Por que Elohim e Eloah são chamados de nomes genéricos?
R= Porque ao contrário dos nomes específicos, são assim designados por não serem exclusivos da divindade. Os nomes genéricos tanto podem ser usados pelo Deus verdadeiro quanti por uma divindade falsa, por isso recebe essa denominação.
6) Relacione os nomes de Deus no Grego e escolha um entre eles e o contextualize com sua passagem bíblica.
Theos – Deus; Kurios – Senhor. “E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor (kurios), para a glória de Deus Pai”. (Filipenses 2.11)
7) Dê uma breve definição da Trindade.
R= A coexistência de três pessoas distintas (o Pai, o Filho e o Espírito Santo) coexistindo em natureza divina.
8) O cristão é triteísta ou trinitariano? Qual a diferença entre ambos?
R= O cristão é triteísta. O modalismo trinitariano, tem a ideia de que o Pai o Filho e o Espírito Santo não são três pessoas distintas, mas três modos diferentes da revelação ou manifestação da única pessoa que é Deus. O triteísta acredita na divindade do Filho, na pessoa do Espírito como Deus em igualdade.
9) O que se entende por transcendência de Deus?
R= A palavra Transcendente significa aquele que se ocupa das questões mais elevadas, superior que está acima das ideias e conhecimentos ordinários.
Deus na sua soberania
...