TRABALHO PARA OBTENÇÃO DE NOTA DA MATÉRIA TEOLÓGICA “DOUTRINA DE DEUS”
Por: Lu Lamonatto • 29/2/2016 • Relatório de pesquisa • 3.701 Palavras (15 Páginas) • 583 Visualizações
TRABALHO PARA OBTENÇÃO DE NOTA DA MATÉRIA TEOLÓGICA “DOUTRINA DE DEUS”
[pic 1]
ETEQS Pr. Elyseu Queiroz de Souza
Aluna: Luana Lamonatto Eleutério
1º Ano - B
Professor. Alessandro Morais Santos.
Jundiaí
2016
QUESTÕES
- Leia atentamente capítulo primeiro do livro de Gênesis e faça um resumo com suas próprias palavras (Aprox. 10 linhas).
Neste primeiro capítulo vemos as origens e surgimento da terra, da humanidade e do povo de Israel. É um livro onde podemos analisar a história de como tudo foi criado pelas mãos de Deus, incluindo o ser humano. Já na primeira frase da bíblia onde ele diz: “No princípio, criou Deus os céus e a terra”, nos mostra de imediato o total e absoluto poder de Deus, prova a exclusividade dele como ser único e eterno, e que foi por sua vontade que tudo existe, pois “sem ele nada do que foi feito se fez” um versículo do livro de Jó 1.3 também afirma isso. Todo o mundo é resultado da ação de Deus, que por meio da palavra, criou o mundo o tornando habitável com todos os seres viventes incluindo os seres humanos “à sua imagem e semelhança”. Podemos perceber uma particular relação entre o homem, a mulher e Deus, algo especial, de amizade oferecida livremente, e de quem receberam a ordem de administrar de modo responsável o mundo do qual eles próprios eram parte. Entendo que Adão, o ser humano, querendo igualar-se a Deus, quebrou a condição imposta com um ato de rebeldia, a qual trouxe as consequências pérfidas do pecado, ou seja, sofrimento e morte.
Mais a frente, podemos presenciar os inícios mais remotos da história de Israel, onde centra as atenções em Abraão, Isaque e Jacó, respectivamente pai, filho e neto, nos quais o povo de Deus tem como referência. Representa o começo de uma nova etapa no desenvolvimento da humanidade, uma etapa na qual Deus atua no sentido de libertar os seres humanos da situação à qual o pecado os conduziu. Logo depois entramos em uma outra fase com a revelação de Deus a Abraão, prometendo a ele uma grande nação, confirmando essa promessa estabelecendo uma aliança segundo a qual em Abraão seriam “benditas todas as famílias da terra”.
Na sequência temos outra rica história, a de José filho de Jacó. Ele foi vendido como escravo e levado ao Egito, aqui entra a questão de posição política que permitiu ao jovem hebreu trazer seu pai para perto, juntamente com seus filhos, familiares e os seus rebanhos. É um rico e fascinante livro.
- De acordo com o seu ponto de vista, quais são os três principais versículos do capítulo primeiro de Gênesis. Explique o porquê.
Quando neste versículo a seguir vejo: “E Deus os abençoou”, acho linda a forma como Deus se refere a todo ser vivente, dando a oportunidade de serem livres e felizes, visto que direcionou isto aos animais da terra, fico imaginando o desejo ardente de Deus em nos abençoar e nos fazer livres e felizes da mesma forma. Imagino como seria o mundo se não fosse a astúcia do diabo e a soberba do homem. Gênesis (1:22).
“E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.”
Vejo que neste versículo, que Deus conferiu ao homem uma dignidade especial, condição que o diferenciou de todas as outras espécies. Foi condicionado ao homem e a mulher uma relação íntima com Deus, relação de amizade permanente oferecida para ser aceita livremente. Esta atitude humana perante a oferta de amizade divina estabeleceu a responsabilidade do ser humano quanto ao direito à liberdade. Entendo que ao dar a confiança e tamanho amor ao homem, consequentemente lhes trouxe a responsabilidade de governar o mundo e então entender a gravidade de ser livre. Gênesis (1:26,27).
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
Neste versículo vejo um detalhe de grande importância e que podemos trazer para nossas vidas. Deus não é principiante e nunca perde o controle de nossas vidas, Abraão passou por tudo o que passou porque Deus tinha um propósito desde sempre. Promete-lhe fazer dele uma grande nação, abençoá-lo e engrandecer-lhe mostrando que escolher Abraão, fazia parte de um plano de salvação que se estende ao mundo inteiro, e maior que isso ainda, é quando se fixa a ação no fato simbólico da mudança do nome de Abrão para Abraão, que significa “pai de numerosas nações”. Gênesis (17:4-6).
“Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações;E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto; E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti”.
- Qual o significado da palavra Teologia?
Vem do grego, Théos = Deus e Logos = Ciência ou tratado. Podemos resumir como “tratado ou estudo sobre Deus”. É a forma de expor a ação de Deus quanto aos seres humanos e o universo. Com a existência de Deus e todas as coisas as quais criou, dentre elas o homem e com sua imagem e semelhança, deduz-se que ele o fez para que tivessem contato entre si. A Teologia é o estudo ou ciência, que tem por objetivo entender e nos fazer conhecer a pessoa que é Deus, a trindade e qual seu objetivo para com a humanidade. A sistemática serve para que, de forma organizada e cronológica, seja comprovado com fatos o estudo dos acontecimentos bíblicos. Em Lucas 1:1-4 vê-se a necessidade de relatar os acontecimentos em sua ordem e de forma a não deixar dúvidas.
- Qual é a definição de Teologia para Lewis Sperry Chafer?
Chafer defende que a Teologia é uma ciência que segue uma ordem humana de desenvolvimento doutrinário que tem o propósito de incorporar no seu sistema a verdade a respeito de Deus e seu universo a partir de toda e qualquer fonte. Seria “a coleta, cientificamente organizada, comparada e defendida, de todos os fatos e toda e qualquer fonte a respeito de Deus e suas obras”.
- Qual é a definição de Teologia de acordo com Stanley M. Horton?
Horton descreve que a Teologia é o estudo de Deus e do seu relacionamento com tudo quanto Ele criou. Cremos que a Teologia deriva-se da revelação de Deus na bíblia, pois de nenhuma outra maneira poderia postar-se como testemunho fidedigno para os que buscam a verdade. Segundo ele, a Teologia deve também importar-se vitalmente com a interpretação correta da bíblia e sua aplicação apropriada.
...