TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nosso Corpo é Formado Pela Comida que Ingerimos

Por:   •  9/11/2021  •  Artigo  •  2.102 Palavras (9 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 9

Programa : Frutas


PROGRAMA JA

Tema: Frutas

Decoração: Frutas espalhadas pela igreja

Brindes: Cestas com frutas

Momentos de Louvor

Abertura:

No livro A Ciência do Bom Viver, Ellen White no diz que: “ Nosso corpo é formado pela comida que ingerimos. Há constante desgaste dos tecidos do corpo, o qual é reparado por meio do alimento”.

Quando Deus criou o homem designou que o cardápio adequado seria formado por toda erva que dá semente e toda árvore em que há fruto. Porém com a entrada do pecado acabamos modificando nosso cardápio, trazendo com isto muitos males a nossa saúde.

Dentro do regime de alimentação adequado as frutas são muito importantes, elas nos ajudam na correria do dia-a-dia, pois fornecem de maneira rápida, vários nutrientes para nosso organismo. Elas têm grandes fontes de vitaminas, como a vitamina C, beta caroteno, potássio, fibras, além de serem altamente nutritivas e de fácil digestão. Contêm também bioflavonóides, que protegem contra o câncer e outras doenças e nos fornece energia rápida, pois são uma fonte de açúcar natural.

Por isso hoje no JA vamos conhecer um pouco mais sobre as frutas.

Hino Inicial: É Motivo de Alegria

Oração

Curiosidade sobre frutas

Porque é que as frutas escurecem depois de cortadas?

Quando o oxigênio entra em contacto com essas frutas ele reage com uma substância delas e escurece-as, ou oxida como dizem os químicos. Mas isso não quer dizer que as frutas fiquem estragadas. Para retardar essa oxidação, quando cortares ou descascares essas frutas podes regá-las com limão. O ácido do limão ou da laranja pode fazer com que as frutas demorem a ficar escuras porque o ácido é um anti-oxidante.

Frutas: Figo

Há milhares de anos que as figueiras constituem um elemento característico da paisagem mediterrânea. Todas as grandes civilizações desta região, dos Egípcios aos Romanos, cultivaram figos e deliciaram-se com o seu sabor doce e a sua textura característica.

Com um aporte energético de cerca de 75 Kcal por 100 g, os figos destacam-se pela sua alta concentração de sais minerais, contendo cerca de 1200 mg por 100 Kcal. Entre outros, são muito ricos em cálcio, potássio e magnésio (estes últimos, essenciais para a transmissão de impulsos nervosos). Muito rico em fibras, o figo não é porém aconselhado para pessoas com um sistema digestivo frágil, já que os seus pequenos grãos poderiam provocar problemas nos intestinos.

Uma curiosidade: sabia que os grãos que observamos na polpa do figo são na verdade os verdadeiros frutos da planta? A polpa a que chamamos figo não é mais do que o invólucro que os protege.



Concurso sobre frutas:

Instruções: Cada pessoa recebe um papel onde são escritas as repostas. Ao final é recolhido o papel e quem acertar é o vencedor.

Complete o verso com o nome de uma fruta ou a palavra fruto.

1) Como ..................... de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo. (Provérbios 25:11)

2) Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, .....................? (Tiago 3:12)

3) Uma campainha de ouro e uma ....................., outra campainha de ouro e outra ....................., haverá nas abas do manto ao redor. (Êxodo 28:34)

4) Tomai uma pasta de .....................; tomaram-na e a puseram sobre a úlcera; e ele recuperou a saúde. (II Reis 20:7)

5) O Senhor Deus assim me fez ver: um cesto de ..................... do verão. (Amós 8:1)

6) Lembramo-nos dos peixes que, no Egito, comíamos de graça; dos pepinos, dos ....................., dos alhos silvestres, das cebolas e dos alhos. (Números 11:5)

7) Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que o que lavra segue logo ao que ceifa, e o que pisas as ....................., ao que lança a semente. (Amós 9:13)

8) Depois, vieram até ao vale de Escol e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de ....................., o qual trouxeram dois homens numa vara, como também ..................... e ...................... (Números 13:23)

9) No meio da sua praça, em ambas as margens do rio, estava a árvore da vida, que produz doze ...................... (Apocalipse 22:2)


Mensagem Musical

Frutas: Melão

Pode parecer-nos estranho, mas o melão começou por ser considerado um legume. As civilizações antigas comiam-no temperado com pimenta e sal, muitas vezes sob a forma de saladas.

De origem pouco certa, talvez africana ou dos desertos do Irão, o melão era já cultivado entre os Egípcios. Daí viajou para a Grécia, Roma, não tardando a espalhar-se um pouco por toda a Europa. De valor energético médio (cerca de 48 Kcal por 100 g), o melão é, junto com a melancia, um dos frutos mais ricos em água (90% do seu peso).

Entre as vitaminas que contém destaca-se a pró-vitamina A ou caroteno, um dos constituintes do pigmento cor-de-laranja das frutas e legumes, que, após ser transformada pelo corpo em vitamina A, é essencial no desenvolvimento das células, na saúde da pele e no bom funcionamento da visão.

Sorteio da presença

Os membros que chegaram pontualmente recebem um número para sorteio.

Frutas: Pêssego

Há mais de 2500 anos que na China se cultivam pêssegos. Antes de chegar à Europa, porém, o pêssego teve ainda que passar pela Pérsia (originando essa passagem o nome latino Prunus persica), pela Arábia, Mesopotâmia e Egito, onde foi adotado pelo Deus do Silêncio, Har-pa-khered.

No Império Romano conheciam-se já cinco variedades, mas seriam necessários ainda alguns séculos para o pêssego conhecer o seu apogeu: foi na França dos séculos XV e XVI, no jardim-pomar do Palácio de Versalhes - domínio do exuberante “Rei Sol” - que o pêssego surgiu em 30 variedades diferentes. Luís XIV divertir-se-ia bastante a batizar estes frutos sumarentos e doces com nomes que evocavam o prazer com que os comia: “Belle de Chevreuse”, “Belle de Vitry” ou ainda o mais explícito “Téton de Vénus” que não deixa quaisquer dúvidas.

Fruto moderadamente calórico (cerca de 40 Kcal por 100 g), o pêssego contém 87% de água, poucas proteínas, gorduras e glúcidos. Possui uma quantidade razoável de vitamina C e de caroteno (antioxidantes) e as suas fibras são macias e bem toleradas por bebês e pessoas mais frágeis.


Frutas: Manga

Originária do Sul da Ásia, a manga dispersou-se por todos os continentes, sendo cultivada, atualmente, em todos os países de clima tropical e subtropical.

A manga destaca-se como uma fruta de alto valor comercial em muitas regiões do mundo, principalmente as regiões tropicais. A manga pode ser consumida de diversas formas, a principal delas in natura, ou transformada em diferentes produtos, como geléias, gelatinas e polpa da fruta congelada.

No interior do Brasil, durante muitos anos, acreditava-se que comer manga e beber leite ao mesmo tempo era ruim para a saúde. Essa crendice teve início ao ser divulgada por Senhores de escravos, na época da colonização, que buscavam impedir o roubo de leite, produto muito raro, por escravos que não conseguiam resistir aos encantos e à abundância das tentadoras mangas. Há em todo mundo cerca de 500 variedades de manga, distintas na forma, na coloração, no sabor e na produtividade. No Brasil são comercializadas em torno de 30 tipos de manga. Seu alto conteúdo em vitamina A, faz da manga, um excelente antioxidante, livrando o organismo dos radicais livres, considerados a ferrugem do corpo e responsáveis pelo envelhecimento precoce e aparecimento dos cânceres. O xarope manga e mel, na medicina caseira, é bom para ajudar na melhora das doenças das vias respiratórias, como expectorante. Tem propriedades diuréticas, o que a torna aconselhável para as pessoas que tendem a reter líquidos no organismo.

Momento de Oração: É cantado o hino Falar com Deus, as pessoas se dividem em duplas e uma ora pelo pedido especial da outra.

Concurso das Crianças: Cadeira premiada

Antes do início do JA foram colocados papéis embaixo das cadeiras. A criança que achar o papel ganha a fruta que tiver escrita no papel.

Frutas: Morango

O morango tem efeito estimulante do apetite, facilita a digestão, excelente alimento para o fígado pelo seu elevado teor de açúcares naturais. As matérias aromáticas atuam nos nervos do olfato e do gosto aumentando o apetite.

Na cosmética, algumas substâncias extraídas do morango são usadas para produtos anti-rugas e tônicos de pele. O morango é uma fruta fonte de fibra e potássio. É excelente fonte de vitamina C e de antocianina, um pigmento da família dos bioflavanóides que protege as artérias. Na medicina popular, o morango é utilizado para combater vários males, tais como: verminoses, cálculos renais, bronquite crônica, aumento de ácido úrico ( gota ) , dores reumáticas, anemias. Botanicamente, a parte carnosa do morango, aquela que comemos, não é o fruto, mas sim resultado do inchaço dos talos da planta, que acontece depois da polinização das flores. O fruto verdadeiro é a semente amarela, que fica incrustada na superfície da parte carnosa.

Mensagem: Que tipo de fruto você é?

Texto chave: Gálatas 5:22-23



Hino final

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com