Comidas Tipicas Da Regiao Sul
Artigo: Comidas Tipicas Da Regiao Sul. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlamssouza • 28/4/2013 • 1.251 Palavras (6 Páginas) • 1.389 Visualizações
INTRODUÇÃO
A região Sul do país é a menor região entre as cinco regiões do Brasil e possui uma população com aproximadamente 25.789.083 habitantes. É formada por três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que ocupam uma área de aproximadamente 576.000 km. As capitais brasileiras da região sul são Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre.
Os estados pertencentes ao Sul estão bem colocados quando se verifica os indicadores de saúde, taxa de mortalidade, qualidade de vida e educação. Muito influente na economia do país, a região sofreu influências dos imigrantes vindos da Itália e Alemanha e possui IDH e PIB bastante satisfatórios. Seus estados fazem fronteira com Uruguai, Argentina, Paraguai, Região Centro-Oeste e Região Sudeste.
PRIMEIROS HABITANTES DO RIO GRANDE DO SUL
A Culinária do Sul do Brasil é fortemente marcada pela junção de elementos dos primeiros habitantes indígenas.
É herança indígena na cozinha gaúcha:
• mandioca e de seus derivados:farinha, tapioca, biju, pirão, mingau;
• o uso do milho assado, cozido e seus derivados como a canjica, pamonha, pipoca, farinha;
• aproveitamento, de plantas nativas:abóbora, amendoim, cará, batata-doce, banana, ananaz.
COMIDAS TIPICAS DA REGIÃO SUL
Constituída pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, possui grande influência européia, principalmente italiana e alemã. Nesta região a temperatura é a mais baixa do Brasil. Em certas cidades, a temperatura chega a ficar abaixo de zero. Com o frio, aumentamos nosso consumo calórico diário.
PARANÁ
O Paraná pertencia à capitania de São Vicente e recebia europeus no século XVI que buscavam madeiras para vender. No século XVII, começou a colonização no estado e foi fundada a Vila de Paranaguá. Já sua capital, Curitiba, recebeu a denominação de vila em 1693. Os portugueses só passaram a frequentar a região paranaense após a descoberta de ouro e posteriormente o início da criação de bovinos.
O nome Paraná é de origem guarani e significa rio caudaloso. Foi desmembrado da Província de São Paulo em 1853, e atualmente, conta com 399 municípios. O principal conflito que recebeu sua participação foi a Guerra do Contestado entre 1912 e 1916. Recebeu imigrantes europeus vindos de países como Polônia, Itália e Alemanha. Inicialmente, sua economia era baseada na madeira, erva-mate e café, mas atualmente possui um parque industrial bem diversificado. Suas principais cidades são: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais.
GASTRONOMIA:
Quando o assunto é gastronomia, o barreado aparece como um dos principais pratos típicos da região, originário dos sítios de pescadores do litoral. O barreado é consumido há quase 200 anos. Os ingredientes que compõem o barreado são basicamente carne, toucinho e temperos. O nome do prato vem da expressão “barrear” a panela, com um pirão de cinza ou farinha de mandioca, para evitar que o vapor escape e o cozido não seque de pressa. Influência da gastronomia portuguesa
BARREADO
SANTA CATARINA
A história de Santa Catarina teve início ainda no ano de 1515, quando uma expedição passou por suas terras. Nessa época, a água entre a Ilha e o Continente recebeu o nome de baía dos perdidos. A partir de 1529, a Ilha passou a receber o nome de Santa Catarina, mas essa história possui muitas vertentes. Somente a partir de 1829 é que chegaram os primeiros imigrantes europeus.
A ilha, onde atualmente está Florianópolis, começou a ser ocupada em 1637 por Francisco Dias Velho e recebeu o nome de povoado Nossa Senhora do Desterro. O estado teve uma importante participação na Revolução Farroupilha e na Guerra do Contestado. Suas principais cidades são: Florianópolis, Blumenau, Joinville, Criciúma, Lages, Jaraguá do Sul e São José.
O estado de Santa Catarina destaca-se pelas belas praias da capital e do litoral.
GASTRONOMIA:
Em relação a culinária, nota-se uma grande variedade de peixes e frutos do mar, oriundos das águas geladas da costa marítima. Os peixes mais consumidos da região são: linguado, badejo, tainha, bagre, garoupa, namorado, pescada, robalo e anchova. Entre os frutos do mar, o camarão, a lagosta, o marisco, a ostra e a lula são os que aparecem com maior frequência no cardápio típico. Podemos encontrar também
...