O Batismo Na Umbanda
Pesquisas Acadêmicas: O Batismo Na Umbanda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RobsonOurem • 6/5/2013 • 733 Palavras (3 Páginas) • 1.861 Visualizações
BATISMO NA UMBANDA
O batismo é um rito de iniciação e purificação em diferentes religiões denominado por: baptismós, imersão e ablução.
Segundo a doutrina católica a finalidade do batismo é apagar o pecado original, pelo qual todo homem herda de seus primeiros pais.
Entre os sete sacramentos do catolicismo o batismo é o primeiro deles. Após o batismo, o individuo é introduzido na graça divina e fica apto a receber os demais sacramentos católicos.
Foi Cristo quem instituiu o batismo afirmado: “Quem não nascer pela água e o Espírito Santo não entrará no reino de Deus” (Jo 3,5); quando mandou os apóstolos pregar o evangelho, disse expressamente: “Ide e ensinai a todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt28,19), e quando o próprio Jesus se deixou batizar por João Batista, (Jo 4,28), embora, pessoalmente, o Cristo não tenha batizado ninguém.
Na liturgia católica há duas formas de realizar o batismo. A primeira por imersão do corpo todo ou parte dele na água, só administrado com adultos; a segunda por infusão derramando a água sobre a cabeça do batizando. Quando por qualquer motivo impeditivo não se poder molhar a cabeça, serve qualquer parte do corpo.
No catolicismo o ministro ordinário do batismo é o Bispo, este delega poderes aos párocos e estes aos sacerdotes. Contudo, qualquer pessoa, mesmo sendo pagão ou incrédulo pode realizar um batismo.
O elemento natural do batismo é a água, e a forma são as palavras: “Eu te batizo em nome do Pai do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Além do batismo pela a água, há o do “desejo”, e o de “sangue”. O batismo do desejo é realizado no leito da morte; o batismo de sangue é quando a pessoa não batizada dá a própria vida em testemunho de sua fé cristã.
Nos tempos do cristianismo primitivo, somente adultos eram batizados, isto depois de serem submetidos as longas provas e penitências. Somente no Concílio de Trento ficou determinado o batismo de crianças. As pessoas que estavam por se batizar eram chamadas de neófitos ou catecúmenos. Ordenação aceita pelos luteranos e anglicanos, menos pelos batistas e anabatistas.
Nas igrejas católicas o batistério é o local onde se batiza. Em geral, no tempo do antigo catolicismo, ele ficava fora da igreja. Atualmente, o batistério fica na entrada ao lado direito. Os catecúmenos, pessoas que não eram ainda batizadas, somente podia assistir a anti-missa, uma campanhia era soada e todos tinham de se retirar.
.
A Umbanda sendo um culto sincretizado com os santos da Igreja Católica, o batismo segue um ritual mesclado e parecido com o do catolicismo.
Faz-se uma kabala a partir da data do nascimento da criança, e dá-se uma oferenda ao orixá-paridor dela.
O ritual do batismo na Umbanda, pode ser feito no Centro, na mata ou na cachoeira. Quando se batiza no Centro, conta-se com a presença dos padrinhos.
Material a ser usado no batismo:
1 metro de morim branco;
1 vela na cor do sexo da criança, ou seja, azul masculino, rosa feminino;
...