O Conceito Teologia Pastoral
Por: r13c31 • 8/9/2019 • Trabalho acadêmico • 317 Palavras (2 Páginas) • 245 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Programa de Graduação em Teologia
Roberto Carlos Rodrigues
Conceito Teologia Pastoral
Uberlândia
2019
TEOLOGIA PASTORAL
A teologia prática (ou pastoral) é a parte da teologia que cuida da prática da própria teologia, ou seja, é colocar tudo o que a teologia fala no campo de ação.
A amplitude dos conhecimentos é colocada em prática quando a teologia é entendida não somente no papel, mas, principalmente, quando é entendida como principal atuante na sociedade e no meio da Igreja.
A teologia patrística é eminentemente pastoral, pois tem como objetivo orientar as pessoas e as comunidades cristãs na vivência de sua fé.
Boa parte de sua reflexão se apresentava como como comentário da Sagrada Escritura, com vistas a orientar e nutrir a vida de fé. Com o surgimento da teologia escolástica no ambiente universitário, a teologia passou a dar maior atenção à cientificidade de sua reflexão. Uma das consequências foi o distanciamento entre a teologia e a vida concreta das comunidades cristãs. A reflexão teológica busca elaborar grandes sínteses, mas permanece distante da vida das comunidades eclesiais e de sua ação pastoral.
Na Idade Moderna, muitos teólogos manifestava o seu desconforto diante da ignorância dos leigos e atribuíam a causa dela à deficiência dos pregadores, formados numa teologia abstrata, seca e teórica.
Uma das respostas a essa realidade é a criação da teologia pastoral que tece sua historia procurando adequar-se às exigências da cientificidade, sem perder o contato com a sabedoria. Em vista da complexidade da realidade e dos desafios com os quais se confronta, a cientificidade, por mais importante que seja, não se basta; a ela é preciso unir a arte e a sabedoria.
...