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O Tabernáculo E O Cristão

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Por:   •  5/10/2013  •  10.322 Palavras (42 Páginas)  •  593 Visualizações

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INTRODUÇÃO 6

1. O livro de Êxodo 7

1.1 Autoria 7

1.2 MENSAGEM 8

1.3 Assunto 9

1.4 Estrutura 9

1. 5 Pontos Controvertidos 10

1.6 O Pentateuco 10

2. O TABERNÁCULO 19

2.1 Uma Vista Panorâmica 20

2.2 A Origem Do Tabernáculo 21

2.3 Como surgiu? 22

2.4 Por quê surgiu o tabernáculo? 22

2.5 A planta do Tabernáculo. 24

2.6 Quem fez a planta do Tabernáculo 25

2.7 Como foi construído? 26

2.8 O SIMBOLISMO DO TABERNÁCULO 29

3. O TIPO DE SERVIÇO USADO NO TABERNÁCULO 31

3.1 TIPOS DE SACRIFÍCIOS 32

3.2 DEUS ESCOLHE ARÃO E SEUS FILHOS PARA SACERDOTES 33

3.3 TIPOS DE OFERTAS 34

Caps [1.1-17; 6.8-13] 34

O Sacrifício da Paz 36

3.4 O SACERDÓCIO, Êx 28,29; Lv 21,22,8,9,10 37

3.5 FUNÇÕES DO SACERDOTE: 38

3.6 Requisitos dos sacerdotes. 38

3.7 O SUSTENTO DOS SACERDOTES 40

3.8 A CONSAGRAÇÃO DO SACERDOTE 40

CONCLUSÃO 42

INTRODUÇÃO

O que é uma fotocópia autênticada? E um documento reconhecidamente autêntico, tanto quanto o original. Para se conseguir uma fotocópia autênticada, básica são necessárias três coisas: 1º O documento original é indispensável, 2º é necessário que haja algum orgão de confiança devidamente qualificado para autênticá-lo, e 3º. é imprescindível o registro oficial em livro próprio do documento autênticado .

No caso desta fotocópia divina, o tabernáculo, o original é a figura principal e central de toda a Bíblia, ou seja, Jesus Cristo. O autenticador é o Espírito Santo e a Palavra de Deus é o livro oficial onde esta fotocópia foi oficialmente lavrada.

Os utensílios, móveis, especificações, enfim, cada detalhe do Tabernáculo é uma fotografia de Cristo. Em nenhum lugardo V.T. existe um album tão completo e perfeito dEle como nesse Santuário. Foi Deus quem entregou a Moisés o projeto completo para a construçãodo Tabernáculo. E o fato era importante a tal ponto que Deus, o Supremo Arquiteto, dedicou-lhe um espaço considerável em nossas Bíblias, mais de cinquenta capítulos tratam especificamente dessa construção.

No decorrer do estudo, à medida que olharmos para este livro como se fosse um albúm de fotos, com os olhos da fé, e através de um estudo comparativo à luz de outros textos bíblicos, o Espírito Santo nos revelará Cristo em cada instante.

Com isso, sentiremos aumentar em nós o amor por Ele, além de experimentarmos um conhecimento mais profundo do Velho Testamento. Neste modesto trabalho concentramos nossas atenções exclusivamente sobre o Tabernáculo.

Oro a Deus para que me dê sabedoria do alto pelo poder do Espírito Santo, porque de mim mesma não saberei fazer nada!

1. O livro de Êxodo

1.1 Autoria

Semelhantemente ao que ocorre em outros livros do Pentateuco, a questão da autoria de Êxodo divide os estudiosos em duas classes: 1. A do ponto de vista conservativo e 2. o da escolas crítica.

1.1.1 Ponto de Vista Conservativo

Os conservativos reivindicam que Êxodo, tanto quanto o Pentateuco como um todo, foi escrito por Moisés. Eles admitem que talvez Moisés tenha usado fontes antigas, orais ou escritas, mas a despeito disso é o único autor dos cinco primeiros livros da Bíblia. Os que mantém esta opinião suportam seu ponto de vista com base nas seguintes passagens de Êxodo:

a) Duas vezes o livro declara que Deus falou para Moisés escrever ( 17.14; 34.27; 24.4);

b) Cristo declarou que Moisés escreveu (Jo 5. 46,47);

c) Em Mc 7.10, Cristo atribuiu também a Moisés (Ex 20.12 e 21.17)

d) Em Mc 12.26 Jesus se refere ao “livro de Moisés”, contudo os conservadores admitem que neste trecho talvez Jesus estivesse referindo-se a tradição judaica que atribuía a Moisés a responsabilidade pelo conteúdo do livro. A autoria Mosaica implicaria uma data provavelmente no século XIII A . C

Nos temos modernos as estimativas sobre o papel de Moisés como autor tem variado dentro da gama inteira de opinião concebível, e entre os dois extremos que ou atribuem a ele cada sílaba do atual Pentateuco, ou que negam sua própria existência como personagem da história – É singularmente infeliz o fato que as palavras de Moisés, e Mosaico se tenham tornado ilegitimamente garregadas com os sentidos emocionais de campos teológico diametralmente opostos e irreconciliáveis durante os últimos oitenta anos, a data do Pentateuco deve ser tratada com sinceridade e ab-inétio no contexto escrito no Oriente próximo, enquanto que as características obsoletas e os métodos críticos subjetivos deveriam ser religados a um esquecimento tardio demais.

O nome de Moisés estava ligado a certas porções do Pentateuco desde o início, é claramente demonstrado pelo próprio texto bíblico.

Assim, num mínimo possível, Moisés como escritor é inegavelmente creditado com o seguinte: um breve documento sobre o juízo de Deus contra Ameleque (Ex 17.14), o livro da aliança (Ex 24.4-8); os paralelos externos revelam que isso deve incluir Ex 20, 21 e 23, os mandamentos e leis acompanhantes, a restauração da aliança (Ex 34.27) que faz referência a Ex 34. 10-26; um itinerário (Nm 33.1) referindo-se ao documento que forneceu (33.3-40) a maior parte do livro de Deuteronômio até o cap. 31.9 – 13,24 e ss que se refere à renovação

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