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O Trabalho de Hermenêutica

Por:   •  25/9/2021  •  Monografia  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  233 Visualizações

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 REPOSTA AUTOATIVIDADE HERMENÊUTICA CAPÍTULO 1

JEFFERSON SANTOS DE CARVALHO

       

             Dê a definição de:

  1. Hermenêutica: Hermenêutica é a ciência de interpretação, o vocábulo tem origem no termo grego hermeneutkós que significa interpretação.

  1. Exegese: Do grego eksegesis (explicar, interpretar, relatar), pode ser definida como a extração das ideias do escritor presentes no texto analisado.

  1. Eisegese: Eisegese é a adptaçãodo texto às ideias e opinião do interprete.
  1. Anacronismo semântico: Anacronismo semântico é a definição de um termo antigo, pelo seu significado mais recente.

REPOSTA AUTOATIVIDADE HERMENÊUTICA CAPÍTULO 2

JEFFERSON SANTOS DE CARVALHO

  1. Qual é a regra capital da hermenêutica?

A regra principal da hermenêutica é de que a Bíblia é sua própria interprete.

  1. O que é uma perícope?

Trata-se do processo pelo qual o texto a ser investigado é selecionado. Perícope em termos gerais é o extrato de um livro para sustentar uma tese ou para uma finalidade similar.

  1. Em termos gerais, quais são as funções básicas da linguagem?

Função informativa, função expressiva  e função diretiva.

B) Assinale  a alternativa correta:

  1. A frase “louvai ao Senhor, porque ele é bom; porque sua benignidade é para sempre” (Sl 136:1) está cumprindo uma função: 

        a) ( x ) Diretiva

        b) ( ) Expressiva

        c) ( ) Informativa

  1. O uso expressivo da linguagem

       a) ( ) Serve para ensinar

       b) ( x) Serve para exprimir emoções e sentimentos

       c) ( ) Serve para causar ou impedir um ação

 

  1. No texto de Romanos 1:16 onde está escrito: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro judeu, e também do grego” a linguagem empregada é:

         a) ( ) Informativa

         b) ( x) Expressiva

         c) ( ) Diretiva

  1. Em Galatas 6:2 Paulo diz “Levai as cargas uns dos outros, assim cumprireis a lei de Cristo”. Mais adiante no versículo 5 afirma que “...cada qual levará sua própria carga”. Qual regra deverá definir o significado de “carga” nas duas sentenças? 

          a) ( ) Análise dos termos pelo contexto geral

          b) ( x) Análise dos objetivos

          c) ( ) Análise de um termo pelo contexto imediato

  1. O sentindo de “levar a carga” em Gálatas 6:2 é:

   a) ( ) Assumir a responsabilidade sobre a própria conduta

   b) ( ) Assumir a responsabilidade pelo procedimento alheio

   c) ( x) Tolerar a fraqueza alheia

  1.  O sentido de “levar a carga” em Gálatas 6:5 é: 

      a) (x) Assumir a responsabilidade sobre a própria conduta

       b) ( ) Assumir a responsabilidade pelo procedimento alheio

       c) ( ) Tolerar a fraqueza alheia

  1. Na interpretação de textos apocalípticos a principal regra é:

     a) ( ) Analisar o conteúdo teológico do texto

     b) ( ) Identificar o significado de cada símbolo

     c) ( x) buscar o sentido literal do texto

REPOSTA AUTOATIVIDADE HERMENÊUTICA CAPÍTULO 3

JEFFERSON SANTO DE CARVALHO

  1. A) Relação intratextual: Vemos claramente que o evangelho de João desde de seu inicio até seu final nos traz a referência de Jesus como Filho de Deus. O leitor é constantemente levado a reconhecer Jesus como Filho, através de confissão, adoração e arrependimento. Nesse cenário vemos Jesus sendo encontrado por Nicodemos, e o instruindo acerca do reino de Deus. Não fugindo dessa linha João nos traz nesse episodio mais uma peça fundamental para quem quer viver a eternidade com Deus, o novo nascimento, morrer para nossos desejos profanos e nascer novamente através do Batismo e do Espirito Santo.

B) Relação intertextual: Jesus nessa passagem fala a Nicodemos sobre o novo nascimento tanto nas águas quanto no Espirito, como uma condição para vida eterna, enfatizando a morte da carne(desejos) para um novo nascimento genuíno e uma vida em Cristo Jesus. Só em Jesus teremos uma nova vida podemos ver isso em gálatas 2:20, João 1:12-13, 1 João 5:18.

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