O Uso de Parábolas no Evangelho de Lucas
Por: Mateus Sá • 21/8/2020 • Monografia • 2.730 Palavras (11 Páginas) • 482 Visualizações
Mateus Braun Sá
Algumas razões pelas quais jesus ensinou os principais preceitos divinos por parábolas.
Pré-projeto de pesquisa apresentado a Disciplina de TCC 1 do Programa de Pós Graduação em Teologia, das Faculdades Batista do Paraná
Orientador: Prof. Msc Robson Maurício Ghedini
Curitiba
2020
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo mostrar a importância do método de ensino teológico usado por Jesus, cuja metodologia e abordagem continuam pertinentes e atuais. Historicamente, Jesus tem sido estudada a partir de diversas áreas, tais como líder religioso, figura sobrenatural e até mesmo como modelo de liderança revolucionária. Todavia, também emerge uma preocupação maior de se estudar Jesus como um educador modelo. Ele escolheu homens adultos nos diferentes seguimentos daquela sociedade, usando assim da andragogia. Durante os três anos do seu ministério, ele aplicou uma perfeita didática para o sucesso na formação dos discípulos, aplicando seus recursos didáticos, a metodologia e as bases do ensino que apresentaram excelentes resultados, sendo prova disto o surgimento de uma das maiores religiões do mundo, que é o Cristianismo. Assim, como método para o ensino dos preceitos bíblicos, ele usou parábolas, método eficaz no contexto judaico a partir da realidade dos seus ouvintes. Tanto seus discípulos quanto seus inimigos, ficavam admirados, pois os ensinava com autoridade e humildade.
Palavras Chaves: Pedagogia, Jesus, Parábolas.
ABSTRACT
This article aims to show the importance of the theological teaching method used by Jesus, whose methodology and approach are still relevant and current. Historically, Jesus has been studied from different areas, such as religious leader, supernatural figure and even as a model of revolutionary leadership. However, there is also a greater concern to study Jesus as a model educator. He chose adult men in the different segments of that society, thus using andragogy. During the three years of his ministry, he applied a perfect didactic for the success in the formation of the disciples, applying his didactic resources, the methodology and the foundations of teaching that presented excellent results, being proof of this the emergence of one of the greatest religions in the world. , which is Christianity. Thus, as a method for teaching biblical precepts, he used parables, an effective method in the Jewish context based on the reality of his listeners. Both his disciples and his enemies were amazed, as he taught them with authority and humility.
Key-Words: Pedagogy, Jesus, Parables.
INTRODUÇÃO
Jesus Cristo tem sido analisado a partir de vários prismas. Alguns estudos se fundamentam nos seus ensinos e a sua importância para a formação de uma das maiores religiões do mundo, o Cristianismo, bem como o perfil de liderança que convencia as pessoas sobre a sua missão, e como amealhava discípulos.
Há ainda estudos que focalizam no seu aspecto divino, a capacidade de realizar milagres, o que o diferenciava dos demais líderes religiosos de sua época. Contudo, esta obra investe na abordagem de Jesus transmitindo os ensinamentos divinos na função de educador que exerceu, porquanto é inegável que ele foi um dos maiores pedagogos de adultos que este mundo já viu.
Jesus possuía um modelo pedagógico próprio, que priorizava a pessoa, com uma linguagem simples, recheada de exemplos práticos e conhecidos de seus ouvintes, pois ele contava a parábolas com cenários onde os interlocutores se ambientalizavam, numa abordagem essencialmente andragógica, visto que ele direcionava suas fala para os adultos, na sua maioria, embora seja claro que Jesus também valorizava muito a criança.
A forma de educação do povo judeu, no Antigo Testamento e no princípio do Novo testamento, era fundamentada nas direções fornecidas pelo Deus de Israel nas leis que regiam o povo, por vezes, rigorosas, razão pela qual o judaísmo serviu de base para a a formação do cristianismo.
Diante disso, a obra em comento pretende observar alguns aspectos e o propósito da educação teológica através do método usado por Jesus na formação dos seus discípulos e disseminação dos preceitos bíblicos, noção de reino de Deus, perdão, e toda a sorte de direcionamentos para um vida plena, por meio das parábolas.
TEMA
Algumas razões pelas quais jesus ensinou os principais preceitos divinos por parábolas.
PROBLEMA
Por qual razão Jesus escolheu ensinar o povo sobre os principais preceitos divinos por meio de parábolas e alegorias?
JUSTIFICATIVA
O trabalho tem como justificativa tentar contextualizar os métodos pedagógicos de Jesus, como forma de compreender as razões de utilização dos seus métodos durante o tempo em que exerceu seu ministério terreno, levando em consideração que as parábolas contadas por Jesus continham um fundo educacional e notoriamente buscavam aproximar o ouvinte de Deus e melhor explicitar o Seu caráter.
OBJETIVO GERAL
O objetivo geral da pesquisa é buscar entender por qual razão Jesus se utilizou de parábolas para ensinar o povo e mostrar como funcionava o reino de Deus na Nova Aliança.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Compreender a relação de Jesus com o seu ouvinte.
2. Compreender as características de quem era o alvo das parábolas e alegorias de Jesus.
3. Identificar se Jesus se utilizou de outra ferramenta de ensino que não as parábolas.
4. Perceber se o uso de parábolas e alegorias redundou numa melhor absorção dos conhecimentos ou estimulou a fé dos ouvintes.
METODOLOGIA
A metodologia utilizada para o trabalho
...