O alto consumo de papel
Resenha: O alto consumo de papel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ooaa • 2/5/2013 • Resenha • 242 Palavras (1 Páginas) • 567 Visualizações
O alto consumo de papel e seus métodos de produção insustentáveis endossam o rol das atividades humanas mais nocivas ao planeta. O consumo mundial cresceu mais de seis vezes desde a metade do século XX, segundo dados do WorldwatchInstitute, podendo chegar a mais de 300 kg per capita ao ano em alguns países. E na esteira do consumo, cresce também o volume de lixo, que é outro sério problema em todos os centros urbanos.
Para contornar a situação, algumas saídas têm sido apontadas, como a utilização de madeira de reflorestamento, para frear a derrubada nas poucas áreas remanescentes de matas nativas, a redução do emprego de cloro nos processos de fabricação e a reciclagem do papel. Porém, mesmo com essas medidas, e ao contrário do que as indústrias procuram estampar nos rótulos de seus produtos, ainda estamos muito longe de alcançar uma produção limpa e sustentável.
Para cada um de nós o papel é algo diferente. Serve para escrever, desenhar, pintar, embrulhar... Podemos rasgar, dobrar, colar, ou cortar... Nele depositamos informações preciosas como nossa identidade, sonhos, idéias, memória. São documentos que devem ser preservados e constituem a história escrita. Ele também é dinheiro e vale nosso trabalho. Ele é a natureza transformada em cultura e vai dos hábitos de higiene ao cartão de aniversário. Está no nosso dia-a-dia e por toda a parte. Para algumas pessoas o papel é um caminho. Segui-lo pode significar aprender muitas coisas sobre o mundo e sobre si mesmo.
...