O enredo do filme "A saga de um imigrante"
Resenha: O enredo do filme "A saga de um imigrante". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeancvb • 4/6/2013 • Resenha • 656 Palavras (3 Páginas) • 467 Visualizações
Para o professor Luiz Gonzaga Motta*, da Faculdade de Comunicação (FAC), especialista em estudos da narrativa, Renato Russo fez uma representação moderna da história de Jesus Cristo. Vários elementos confirmam essa correspondência, como o nome do personagem principal; os coadjuvantes bíblicos, como Jeremias, Maria e Pablo; e a morte dolorosa e pública de João de Santo Cristo na via crucis da Ceilândia. “Além disso, tem as horas em que ele desce aos infernos, que é o mal representado pelo banditismo, pelo tráfico de drogas, pelo crime”, explica Motta.
O que Renato Russo fez foi trazer elementos da história de Jesus para a realidade da capital federal. “É a saga do imigrante que veio para a cidade, sofreu as amarguras das periferias, do crime e vive numa sociedade contemporânea, manifestada pela presença da televisão no cenário do duelo que ele tem com o Jeremias”.
A análise está no artigo A narrativa mediada e a permanência da tradição: percurso de um anti-herói brasileiro**, em que ele delimita 30 situações que constroem a trama. João começa como o herói buscador e termina como herói santo, passando por momentos de rebeldia e transgressão. “Renato Russo fez o João de Santo Cristo ser esse herói contraditório”, diz Motta.
A trajetória do herói não é propriamente exemplar. Ele rouba, trafica e abandona a mulher, Maria Lúcia, no meio de uma bebedeira. De alguma forma, o comportamento de Jeremias não é muito diferente. “Quando Renato Russo fala de João de Santo Cristo, ele o isenta de culpa. A culpa é do sistema, da sociedade, do mundo mal, do Jeremias, que tornam o João de Santo Cristo ruim”, explica. “Ele é poupado pelo narrador, que carrega no antagonista toda a perversidade. Eles fazem as mesmas coisas. Mas no discurso do Renato Russo, João é isentado”, pontua.
Já Maria Lúcia, que é disputada por João e Jeremias, não aparece tanto na música, mas é responsável por algumas guinadas na narrativa, os chamados “pontos de virada”. “Quando João chega a Brasília, ele deslumbra-se, é um momento de ascensão. Quando ele conhece Maria Lúcia, acontece a mesma coisa”, explica. “Ele quer abandonar o crime, a rua, a marginalidade, quer criar uma família, ter filhos, volta a ser marceneiro”.
A personagem também tem um papel forte quando se casa com Jeremias e tem um filho com ele. “O filho é a traição. Aí de fato ela tem um papel importante como objeto de desejo”. Mas no fim, ela se redime. Ela é responsável pela morte de Jeremias, já que leva para João a arma com que ele dá cinco tiros no “bandido traidor”. “Uma espécie de Maria Madalena, que pede perdão dos pecados. O pecado dela tinha sido trair o João de Santo Cristo, mas ela volta para dar apoio a ele na hora da morte”.
ou
joão de santo cristo era um menino de cor negra que sofria preconceito ,até que um dia ele resolveu juntar dinheiro e sair da cidade.quando ele estava na rodoviária ele encontrou um boiadeiro que deu uma passagem para o joão e ele foi pro planalto central(brasilia) ele começa a trabalhar la e até encontra seu primo(pablo).Ele vira traficante,vai preso e ate que ele conhece uma menina que se chama maria lúcia ele fica com ela ..
o tempo vai passando e aparece um tal de jeremias,ele se casou com maria lucia
...