O século XX E As Suas Teologias
Pesquisas Acadêmicas: O século XX E As Suas Teologias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rev.tiago • 11/11/2013 • 1.708 Palavras (7 Páginas) • 453 Visualizações
Sumário
Introdução........................................................................................................................................2
O século XX e as suas Teologias ....................................................................................................2
O século XXI e o princípio do pensamento teológico..................................................................... 3
Conclusão.........................................................................................................................................4
Referencias Bibliográficas...............................................................................................................4
Sites Consultados.............................................................................................................................4
Introdução
Quinhentos anos nos separam desde a reforma até os dias de hoje e no que tange aos
nossos séculos XX e XXItempo vimos a humanidade passar por diversas etapas como a
revolução industrial, o cinema (a sétima arte), duas guerras mundiais e aviagem do homem
a lua e os preparos para o homem ir a Marte. Também vimos o horror do terrorismo que
invadiu os EUA e o grande abismo que separa os ricos dos pobres. Vivemos em um mundo
globalizado, onde a noticia de um pequeno povoado no sul do país é acompanhada por todo
mundo em qualquer lugar do planeta. Onde tudo está a um clique do “mouse” na “internet”.
Estamos na era digital, onde tudo se posta no “Facebook” e as conversas acabam sendo
mais interessantes no “WhatsApp”do que verbalmente, aliasa informaçãohoje é o centro
de tudo, quem a detém domina o mundo.
Por isto antes de chegar a apresentar os dias de hoje, gostaria de mostrar ao
excelentíssimo Sr João Calvino, Reformador da Igreja nos anos de 1.500 D.C como
chegamos a um mundo que é ao mesmo tempo sem fronteiras, mas que mantém as
pessoas mais distantes do que nunca, com uma teologia cada vez mais fraca e
inconsciente, que insiste em oferecerrespostas do passado a problemas presentes
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Após breve estudo sobre as obras de João Calvino, decidi apresentar neste curto espaço
de forma sucinta e extremamente editada, apresentando apenas o que foi realmente
relevante no século XX, onde amaioria dos teólogosparecia estar mais ligada às ideiasde
seu tempo do que à Palavra de Deus, aliás, a própria expressão “Palavra de Deus” caiu em
desuso no decorrer do século. Também procurei encontrar o que tem sido escrito e
disseminado, mesmo que muito timidamente, as teologias do século XXI.
O século XX e as suas Teologias
O século XX foi o período que se notabilizou pelos inúmeros avanços tecnológicos,
conquistas da civilização e reviravoltas em relação ao poder. No entanto, esses anos podem
ser descritos como a "época dos grandes massacres", já que nunca se matou tanto como
nos conflitos ocorridos no período. Em muitos países da Europa e da Ásia, o século XX
também foi largamente apelidado de " Século Sangrento". O historiador Eric Hobsbawn
considera, de maneira figurada, o século XX como o período entre a eclosão da Primeira
Guerra Mundial, em 1914, e o Colapso da União Soviética, em 1991. Hobsbawn chama
esse período de "Era dos Extremos".
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Nestes mesmos tempos de batalhasforam criadas
teologias que impressionaram, batalharam e modificaram o pensamento teológico desde
então. Os teólogos do século XX, fizeram uma grande revolução com suas doutrinas e
interpretações ao ponto de criarem uma ponte entre o ateísmo e o cristianismo que muitos
cristãos tem atravessado nos últimos anos. Karl Barthinspirou-se na filosofia existencialista
e principalmente em Kant para elaborar o seu conceito teológico de Deus, definindo-o como
Totalmente - Outro. Seguindo Kant, ele faz distinção entre Historie e Geschichte, alegando
que a primeira diz respeito à história objetiva e secular, enquanto o segundo diz respeito à
história subjetiva e sacra, sendo equiparada à própria fé. Uma distinção semelhante ocorre
em Bultmann, que propõe uma distinção entre história e fé, entre o Jesus histórico e o Cristo
kerigmático. Para Rudolf Bultmann, o Jesus descrito nos evangelhos não é o Jesus
histórico, e sim uma mera narrativa mítica. Ele insiste que a Bíblia está cheia de mitos, e
que deve ser desmitificada por nós. Nega todo valor objetivo da Bíblia como Palavra de
Deus, quanto aos milagres, ele é cético: não passam de mitos. Para refutar a teologia de
1 Questionamento sobre a posição dogmática das igrejas diante dos desafios da sociedade do Reverendo
Zwinglio Motta Dias, pastor da Igreja Presbiteriana Unida e professor da Universidade Federal de Juiz de
Fora,
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