OS ANJOS .
Por: Maria Cristina Lisboa Miranda • 2/4/2015 • Monografia • 1.236 Palavras (5 Páginas) • 181 Visualizações
Quem são os Anjos?
Ao tirar do nada o universo, Deus criou uma imensa variedade de seres, para que pudesse representar em cada um deles sua infinita grandeza e eterna beleza. “Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31) 1. Deus, porém, não fez as criaturas como uma pessoa que tira espontaneamente objetos de uma sacola. Como é próprio de sua natureza, criou tudo com muita ordenação equilibrada, estabelecendo entre as criaturas uma hierarquia desde a ínfima ordem até a suprema, desde o material até o espiritual.
Nesta ordem equilibrada das criaturas, inserem-se os Anjos, como o mais alto grau da perfeição criada. Afirma GILSON:
A ordem das criaturas, na qual está realizado o mais alto grau de perfeição criada, é a dos espíritos puros, aos que se dá comumente o nome de anjos. (...) Os anjos são criaturas conhecidas pelos filósofos; sua existência pode ser demonstrada e inclusive, em certos casos excepcionais, constatada; sua supressão romperia o equilíbrio do universo considerado em seu conjunto; finalmente, a natureza e a operação das criaturas inferiores, tais como o homem, não pode ser perfeitamente compreendida mais que por comparação e, freqüentemente, por oposição à do anjo. Em uma palavra, em uma doutrina na qual a razão última dos seres se obtém, muitas vezes, do lugar que ocupam no universo, não se pode omitir a consideração de uma ordem inteira de criaturas sem que corra perigo o equilíbrio do sistema (2002, pp. 213-214, tradução minha) .2
Há, portanto, na ordem do universo, uma gradação de seres intermediários entre o homem e Deus, que são os espíritos puros, como ainda diz GILSON:
Agora bem, no supremo grau do ser descobrimos um ser absolutamente simples e único que é Deus. Não é possível pois, situar imediatamente abaixo de Deus a substância corporal, que é eminentemente composta e divisível. É preciso estabelecer necessariamente uma multiplicidade de meios termos, pelos quais se possa descer da soberana simplicidade de Deus à multiplicidade dos corpos materiais. Alguns destes graus estarão constituídos por substâncias intelectuais unidas a corpos; outros estarão constituídos por substâncias intelectuais livres de toda união com a matéria, e precisamente a estas damos o nome de Anjos (2002, pp. 217-218, tradução minha) .3
Não há grande dificuldade para ter um conhecimento experimental da matéria, pois o homem vive num mundo concreto e material. Bem como conhecer a matéria aliada ao espírito, uma vez que o próprio homem, ele mesmo é composto de matéria e espírito. Mas como conhecer um puro espírito? Que é, pois, um espírito? É um ser dotado de inteligência e vontade, mas sem corpo. SÃO TOMÁS assim o define:
Deve-se dizer que se não há, no anjo, composição de matéria e forma, há nele ato e potência. Ora, isso pode ficar claro pela consideração das coisas materiais, nas quais se encontram duas composições. A primeira é a da forma e da matéria, que constituem uma natureza. A natureza composta desse modo não é seu ser; o ser é seu ato. Por conseguinte, tal natureza está para seu ser como a potência para o ato. Portanto, negada a matéria, e afirmado que a forma subsiste não numa matéria, ainda permanece a comparação da forma com o mesmo ser, como da potência com o ato. Esta é a composição que se deve admitir para os anjos. E isso é o que alguns dizem, tomando os termos de Boécio, que o anjo é composto por aquilo pelo qual é e por aquilo que é, ou então pelo ser e pelo que é. O que é é a forma subsistente; e o ser é aquilo pelo que a substância existe. Por exemplo, o correr é aquilo pelo que o corredor corre. Em Deus, como já foi demostrado, o ser e o que ele é não são distintos. Só ele, portanto, é ato puro (S.T. I, q., 50, a., 2) .4
Sendo de natureza superior à dos homens, estes puros espíritos, os Anjos, receberam de Deus um poder também superior ao dos homens. SCHOUPPE nos dá uma pequena síntese a respeito da natureza e do poder dos Anjos:
A natureza Angélica é muito superior à do homem: os Anjos são dotados de uma inteligência, de uma vontade, de um poder, de uma beleza naturais que sobrepujam sobremaneira quanto há neste gênero de mais perfeito entre os homens. Um só Anjo exterminou em uma noite 185 mil homens do exército do rei Senacherib. Vi um outro Anjo, diz São
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