OS PRINCIPAIS GRUPOS DO JUDAÍSM0 DO SÉCULO I
Artigos Científicos: OS PRINCIPAIS GRUPOS DO JUDAÍSM0 DO SÉCULO I. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cacabretas • 17/8/2014 • 408 Palavras (2 Páginas) • 396 Visualizações
OS PRINCIPAIS GRUPOS DO JUDAÍSM0 DO SÉCULO I
1 - Os Fariseus - Na origem do movimento, bem antes de Jesus nascer, eram de classe trabalhadora. Surgiram a partir do grupo dos "piedosos" que sustentavam a luta armada de Judas Macabeu. No tempo de Jesus, eram recrutados de todas as camadas da sociedade, mas, principalmente, entre os artesãos e pequenos comerciantes da classe média. Eram muito nacionalistas, inimigos dos conquistadores estrangeiros, mas no tempo de Jesus aceitavam a política de convivência e conciliação com os romanos. Em relação ao poder na Judéia, apesar de se dizerem independentes, faziam a política dos grandes sacerdotes e dos ricos anciãos. Eles souberam manter a sua autoridade sobre o povo. Apareciam como o partido das massas contra a aristocracia. Respeitados pelo povo, eles tinham peso político, sem exercer o poder diretamente.
2 - Os Saduceus - Eram os defensores da ordem estabelecida, conservadores e colaboradores do Império Romano. Faziam parte do partido dos saduceus, a nobreza leiga e sacerdotal, os chefes dos sacerdotes e os anciãos do Sinédrio. Sua política, era pela conciliação, desde que sua vidinha não mudasse. Eram durões e arrogantes com os pequenos. Tinham o poder nas mãos e controlavam a administração da justiça nos tribunais, entre eles é que se devem procurar os responsáveis pela morte de Jesus.
3 - Os Essênios. Assemelhavam-se a uma comunidade de monges de disciplina rígida. Eles contestavam a legitimidade dos grandes sacerdotes, não frequentavam o Templo, faziam as festas em outras datas, se diziam pobres, mas gostavam de dinheiro. Eles esperavam: uma libertação da exploração social e uma liberdade nacional.
b) Os Herodianos - Eram partidários de Herodes e, talvez, altos funcionários de sua casa. Estavam no poder civil. Logicamente, eram opositores fortes dos Zelotes e andavam à cata de "agitadores" políticos, na Galiléia. Foram os responsáveis pelo assassinato de João Batista. Eram conservadores e favoráveis à presença dos Romanos.
d) Os Zelotes. Os Zelotes eram guerrilheiros, também chamados "sicários", por andarem armados com uma "sica" (punhal). Eram nacionalistas e queriam expulsar o "pagão" romano que ocupava o país. Eram perseguidos pelo poder romano. As autoridades os consideravam criminosos e terroristas. O programa dos Zelotes no interior da Palestina pretendia abolir as dívidas, acabar com os grandes proprietários e libertar os escravos. Eles se recrutavam, principalmente, dentro das camadas mais pobres da população da Galiléia. Um dos discípulos de Jesus era zelote (Mt 10:4). Os Zelotes, com certeza, criavam um certo impacto no povo.
...