Oração no grupo de oração
Seminário: Oração no grupo de oração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tairone.lima • 5/11/2014 • Seminário • 1.996 Palavras (8 Páginas) • 208 Visualizações
Ministrando oração em Grupo de Oração
- Formação -
Apresentação
Material (conteúdo básico) produzido pela equipe de formação da Escola Paulo Apóstolo da Renovação Carismática Católica Olinda Recife / Setor O
(Vitória de Santo Antão PE).
Tem como objetivo proporcionar subsídios para a formação dos servos
que ministram oração nos Grupos de Oração.
EPA local 2005 / 2006
Atenção: por se tratar de um tema muito importante e complexo este material
deve ser apresentado a coordenação da RCC Diocesana antes de ser aplicado em formações em Núcleos de Grupo de Oração, podendo ser modificado
conforme as orientações destas lideranças.
Indice
Tema 1
A pessoa do ministro de oração
Página 03
Tema 2
Onde buscar inspiração para a oração
Página 04
Tema 3
O conteúdo da Oração
Página 06
Tema 4
Dinâmicas / Algumas dicas para ministrar oração
Página 08
Tema 1
A pessoa do ministro de oração
O chamado
“Aquele que é chamado ao ministério, dedique-se ao ministério. Se tem o dom de ensinar, que ensine;” (Rm 12,7)
• Todos são chamados a anunciar o Reino de Deus, mas nem todos são chamados a ministrar oração no Grupo.
• Uma coisa é ministrar uma oração pela necessidade do grupo, outra é dedicar-se e assumir o ministério.
“Dou graças àquele que me deu forças, Jesus Cristo, nosso Senhor, porque me julgou digno de confiança e me chamou ao ministério,” (1Tm 1,12)
Vida exemplar
“A ninguém damos qualquer motivo de escândalo, para que o nosso ministério não seja criticado”. (2 Cor 6,3)
A prova
“Antes de poderem exercer o seu ministério, sejam provados para que se tenha certeza de que são irrepreensíveis”. (1Tm 3,10)
• Nem sempre são grandes provas, às vezes são pequenas coisas no dia a dia.
Como descobrir se sou chamado ao serviço
• Sentimento interior;
• O amor pelo que faz;
• Frutos:
=Em mim – crescimento- vontade de fazer melhor, exercitar mais a oração pessoal, leitura orante da Palavra, desejo de saber mais sobre o assunto, observar como os irmãos conduzem.
=Nos outros – devo observar se as pessoas estão se edificando com a oração feita por mim.
=Colher opiniões sinceras e críticas das pessoas (observar tudo e ficar com o que é bom)
=Ao longo do tempo Deus irá dando os sinais e ocasiões para exercitar o ministério de oração conforme o desenvolvimento e a necessidade.
Vida de oração
• Não só para ser abençoado, mas principalmente para está com Ele.
• A unção é fruto de uma vivência de oração constante e consciente.
• Quem está servindo ao Senhor não deve se contentar apenas com um pequeno momento de oração. Ele precisa ter o máximo possível de tempo para está na presença do Senhor, pois é preciso amá-Lo, e conhece-Lo para Servi-Lo.
Tema 2
Onde buscar inspiração para a oração
(Texto adaptado do curso de pregadores / Ralf Berndt)
AS PARÁBOLAS. Jesus gostava muito de pregar com parábolas. O que são parábolas? São comparações, pequenas histórias. A gente tem que ver que uma parábola, essas histórias que eram contadas por Jesus, eram coisas que aconteceram na época d’Ele e eram utilizadas expressões e situações muito comuns naquele tempo. Ele falava muito em terra, em vinha, reino, semente, agricultura, pescaria, peixe, que tornavam agradável aquilo que estava sendo contado e as pessoas começavam a se interessar, só que dentro daquela história tinha uma mensagem de Deus. Deus estava realmente expressando uma mensagem que tinha utilidade prática, concreta, de salvação para as pessoas que escutavam. Vamos nos lembrar daquela parábola da samaritana. Os samaritanos tinham uma separação muito grande com os judeus, mesmo assim Jesus foi de encontro a uma samaritana. Jesus aproveitava muito as situações comuns, e é isto que nós devemos sempre fazer, utilizar coisas comuns, simples, que as pessoas entendam. Geralmente, quando há uma pequena história, um testemunho, as pessoas prestam atenção. E como é válido o testemunho. Se você está relatando uma parábola, atualize-a, porque prende a atenção e a transmissão da Palavra vai ocorrer, gerando frutos e frutos de vida eterna nas pessoas. Então não temam as parábolas, pelo contrário, procurem orar com elas, retirar os seus ensinamentos.
OS MILAGRES. Precisamos conhecer mais os milagres de Jesus, porque sabemos que o dom de milagres todos recebemos no nosso batismo. Precisamos anunciar os milagres protagonizados por Jesus para que as pessoas percebam que Deus age e age poderosamente. Vamos citar alguns milagres: cego de Jericó, Bodas de Caná, hemorroíssa, o filho da viúva
...