PROJETO: CARDÁPIO DE CASA / ESPECIFICAÇÃO FUNCIONAL
Por: Eloir Júnior • 25/9/2018 • Monografia • 1.338 Palavras (6 Páginas) • 271 Visualizações
CENTRO TECNOLÓGICO POSITIVO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO FINANCEIRA PROJETO DISCIPLINAR |
ANALISE DOS SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO |
ELOIR DOS SANTOS JUNIOR |
CURITIBA 2018 |
ELOIR DOS SANTOS JUNIOR |
ANALISE DOS SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO |
Projeto disciplinar apresentado à disciplina de Matemática Financeira do Curso Superior de Tecnologia de Recursos Humanos do Centro Tecnológico Positivo. Orientador: Profa. Solidia Elizabeth dos Santos |
CURITIBA 2018 |
Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
2 O QUE SÃO SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO E QUANDO SÃO UTILIZADOS 5
3 CONCEITOS GERAL: SISTEMA DE AMORTIZAÇÃO 6
4 SISTEMA PRICE: EXEMPLO 7
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS 9
- INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos apresentar os sistemas de amortização mais utilizados no Brasil. Existem diversas maneiras de se amortizar uma dívida, devendo as condições de cada operação estar estabelecida em contrato firmado entre o credor e o devedor.
Para cada sistema de amortização é construída uma planilha financeira, a qual relaciona, dentro de certa padronização, os diversos fluxos de pagamentos e recebimentos. Considerando também as modalidades de pagamentos, sendo, com ou sem carência. Na carência, não haverá pagamento do principal, sendo pago somente os juros. Eventualmente, os juros podem ser capitalizados durante o prazo da carência.
Amortização é um processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos, que são realizados em função de um planejamento, de modo que cada prestação corresponde à soma do reembolso do Capital ou do pagamento dos juros do saldo devedor, podendo ser o reembolso de ambos.
- OS SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO E QUANDO SÃO UTILIZADOS
- Sistema de Pagamento único: Utilizado em um único pagamento (capital + juros) no final do período estipulado.
- Sistema de Pagamentos variáveis: Será utilizado vários pagamentos diferenciados durante o período (às vezes somente juros, outras juros+capital) porém os juros são calculados em várias fases durante o período.
- Sistema de Amortização Constante (SAC): Tem como característica básica serem as amortizações do principal sempre igual ou constante em todo prazo da operação.
- Sistema Price ou Francês (PRICE): Todas as parcelas são iguais e com os juros já embutidos;
- Sistema de Amortização Misto (SAM): Calcula-se o financiamento pelos métodos SAC e price e faz-se uma média aritmética das prestações desses dois sistemas, chegando ao valor da prestação do sistema misto.
- Sistema Alemão: Os juros são pagos antecipadamente com prestações iguais, exceto o primeiro pagamento que corresponde aos juros cobrados no momento da operação.
- DEFINIÇÕES BASICAS
- Encargos Financeiros: Representam os juros da operação, caracterizando-se como custo para o devedor e retorno para o credor. Os encargos financeiros podem ser prefixados ou pós fixados, o que distingue as duas modalidades é que nas operações pós-fixadas, há um desmembramento dos encargos financeiros em juros e correção monetária. Enquanto, nas prefixadas estipula-se uma taxa única, a qual incorpora evidentemente uma expectativa inflacionaria, para todo horizonte de tempo.
- Amortização: Refere-se exclusivamente ao pagamento do principal (capital empréstimo), o qual é efetuado, geralmente, mediante as parcelas periódicas (mensais, bimestrais, etc..)
- Saldo Devedor: Representa o valor do principal da dívida, em determinado momento, após a dedução do valor já pago ao credor a titulo de amortização.
- Prestação: É composto do valor da amortização mais os encargos financeiros devidos em determinado período de tempo. Exemplo:
Prestação = Amortização + Encargos Financeiros - Carência: É a postergação só do principal, não sendo incluídos necessariamente os juros do principal, não sendo necessariamente os juros. Os encargos financeiros podem, dependendo das condições contratuais estabelecidas, serem pagos ou não durante a carência. É mais comum o pagamento junto com a primeira parcela de amortização do principal ou distribuídos para as varias datas pactuadas de pagamento.
- EXEMPLO: SISTEMA PRICE
É um método usado em amortização de empréstimo cuja principal característica é apresentar prestações (ou parcelas) iguais. O método foi apresentado em 1771 por Richard Price em sua obra "Observações sobre Pagamentos Remissivos" (em inglês: Observations on Reversionary Payments 2 ).
O método foi idealizado pelo seu autor para pensões e aposentadorias. No entanto, foi a partir da 2ª revolução industrial que sua metodologia de cálculo foi aproveitada para cálculos de amortização de empréstimo.
Esse sistema é uma derivação do Sistema Francês de Amortização, diferenciando-se apenas por características como, a taxa de juros é dada em termos nominais e normalmente apresentada ao ano, o período do financiamento geralmente é menor que o tempo da taxa, e quase sempre é dado ao mês.
Obs.: Para transformar a taxa, usa-se o critério de proporcionalidade.
...