Perguntas Dussel
Ensaios: Perguntas Dussel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fjralberto • 17/3/2015 • 939 Palavras (4 Páginas) • 315 Visualizações
Respostas do Primeiro Capítulo
O que é praxis?
Significa o ato humano que se dirige a outra pessoa humana; ato em direção a outra pessoa e a própria relação de pessoa a pessoa
Em primeiro lugar, práxis é um "ato" que uma pessoa, um sujeito humano realiza, mas que se dirige diretamente a outra pessoa (um aperto de mão, um beijo, um diálogo, um golpe) ou indiretamente (por intermédio de algo: por exemplo, repartir um pedaço de pão; o pão não é pessoa, mas se reparte para a outra pessoa).
O que é ser pessoa?
É quando está na relação da práxis. Uma pessoa é pessoa só quando está ante pessoa ou pessoas. Quando está só perante a natureza cósmica, de certo modo deixa de ser pessoa.
Em que consiste a experiência face a face?
Quando estou com meu rosto frente ao rosto do outro na relação prática, na presença de práxis, ele é alguém para mim e eu sou alguém para ele. O "face-a-face" de duas ou mais pessoas é ser pessoa.
Quem é o próximo?
A experiência dá proximidade entre pessoas como pessoas é que constitui o outro como "próximo"
(próximo, vizinho, alguém), como outro; e não como coisa, instrumento, mediação.
Em que consiste o amor cristão? (Distinguir entre éros, filía,agápe).
O amor cristão é um amor de entrega de si mesmo ao outro sem a opção de retorno. É o amor mútuo de querer-nos o bem, ambos querendo o outro e não a si mesmo, é o “amor cristão” pleno, e só este caso caridade.
Ágape pode ser o amor que se doa, o amor incondicional, o amor que se entrega, amor de justiça, amor que se doa.
Éros é amor apaixonado com desejo e atração sensual. É a amizade hedônica ou de prazer.
Fileo é o amor de amizade, é o amor que não monopoliza, não escraviza, não cria dependentes.
O que é uma comunidade? Por que a comunidade tem que ser eucarística?
Comunidade é formada por pessoas livres e plenos como pessoas, como indivíduos realizados na vida em comum, pois possuem tudo em comum. Ela tem que ser eucarística pois a comunidade leva relacionamentos práticos, sendo esta a práxis que é o amor da caridade.
Qual a relação que existe entre necessidade e festa?
Necessidade é quando a pessoa sente falta de algo que já se consumiu que por sua vez é suprida pela “festa” que supri as necessidades através da práxis.
O que é o Reino de Deus?
O Reino é a realização plena. O reino se apresenta como realização total do homem, como a positividade absoluta, irreversível, infinita. O reino acima de tudo é que além de todos os bens que o homem terá no Reino, o supremo é estar pessoa a pessoa ante outras pessoas e, essencialmente, ante o próprio Deus.
Quando dizemos que o Reino de Deus começa "já"?
Se diz que o reino começa “já” pois o Reino de Deus já está presente na comunidade, na vida em comum, pois pelo fato da Reino se desenvolver misteriosamente em todo homem de boa vontade, não se deve esquecer que o lugar privilegiado de sua presença é a própria comunidade.
O que significa o fato de o Reino de Deus ser sempre também transcendência escatológica?
Significa que o além do que é vivido temporalmente ainda não é suficientemente bom, santo, feliz, justo; ainda fica algo por fazer. Pois desde que Jesus ressuscitou já vivemos os últimos dias, e esperamos sua segunda vinda onde Nele à práxis se tornará plena.
Respostas do Segundo Capítulo
O que
...