Questionário sobre religião
Ensaio: Questionário sobre religião. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleidyjunio • 15/5/2014 • Ensaio • 1.844 Palavras (8 Páginas) • 940 Visualizações
Questionário:
Nome da religião
Onde e quando surgiu?
Quem foi seu fundador?
Principais crenças?
Textos/livros sagrados
Símbolos que utiliza
Principais ritos
Celebrações, acontecimentos masi importantes que são celebrados
Templos religiosos
Pesquise uma oração/musica
Hábitos alimentares
Deus cultuado
Curiosidades
Nome da religião: Taoísmo
O taoísmo, também chamado daoismo e tauismo, é uma tradição filosófica e religiosa originária da China que enfatiza a vida em harmonia com o Tao (romanizado atualmente como "Dao"). O termo chinês tao significa "caminho", "via" ou "princípio", e também pode ser encontrado em outras filosofias e religiões chinesas. No taoísmo, especificamente, o termo designa a fonte, a dinâmica e a força motriz por trás de tudo que existe.
Onde e quando surgiu?
O taoísmo é uma religião de filosofia chinesa que surgiu no século II e incorporou alguns dos elementos religiosos mais antigos da China. É originária de uma filosofia oriental, muito valorizada pelo confucionismo, conhecida como Tao (caminho). A origem do componente filosófico do taoísmo é atribuída ao filósofo chinês Lao Tse, que viveu no século VI a.C.
Quem foi seu fundador?
Laozi (c. 571-470 a.C.) é considerado um santo na China e conhecido como um grande filósofo e fundador da Escola Tao, o caminho do Tao (também chamado Dao). Seu nome real é Li Er. Dizem que ele possuía cabelo e sobrancelhas brancas quando nasceu. Por isso, ele é chamado de Laozi, que significa “homem velho e sábio” em chinês. Desde sua infância, Laozi era muito inteligente e diligente em aprende as coisas. Laozi serviu como curador no museu de história durante o Período da Primavera e Outono (770-481 a.C.) da Dinastia Zhou. Ele estava familiarizado com o passado histórico dos costumes e rituais e tinha um vasto conhecimento sobre a natureza.
A fim de permitir que as pessoas retornassem a sua natureza verdadeira, Laozi disseminou o Tao num período caótico. Em apenas cinco mil palavras, Laozi disse às pessoas o significado de seu Tao, a relação entre o Tao e a formação do universo, e a origem de todas as coisas. Ele também mencionou várias questões sobre como se comportar com um ser humano e como finalmente retornar ao seu ser original e verdadeiro. Seus trabalhos sobre outras questões foram precisamente para pavimentar o caminho para seu propósito final.
Principais Crenças:
Baseia-se no sistema politeísta e filosófico, de crenças parecidas com os antigos elementos místicos e enigmáticos da religião popular chinesa, como: culto aos ancestrais, rituais de exorcismo, alquimia e magia.
Da observação das leis da natureza, os mestres do taoísmo concluíram que tudo possui uma identidade, que vem de uma única fonte, o Tao. O significado dessa palavra chinesa é “caminho, trilha, estrada”. O Tao é o principal conceito do Taoísmo. A libertação plena da alma estaria no retorno do homem ao Tao.
Alguns caminhos para isso seriam a meditação, a vida em harmonia e o desapego do mundo material. Os Taoístas acreditam também na essência de todas as coisas. Além disso, existem no Taoísmo duas forças, o yin e o yang.
Textos sagrados/livros:
Tao Te Ching
O Tao Te Ching , ou Dao De Jing, é amplamente considerado como o mais influente texto taoista. É uma escritura de fundação de importância central no taoismo, supostamente escrita por Laozi entre 350 e 250 a.C. No entanto, a data exata em que foi escrito é ainda objeto de debate: há aqueles que a colocam em qualquer lugar entre os séculos VI a.C. e III d.C. Ele tem sido usado como um texto ritual ao longo da história do taoísmo religioso.
Zhuangzi
O Zhuangzi é, tradicionalmente, atribuído a um sábio taoista de mesmo nome, mas isso foi recentemente contestado no meio acadêmico ocidental. Zhuangzi também aparece como um personagem na narrativa do livro. O Zhuangzi contém prosa, poesia, humor e disputa. O livro é, frequentemente, visto como complexo e paradoxal quanto aos argumentos e temas de discussão, que não são aqueles comuns à filosofia clássica ocidental, como a doutrina do nome de retificação (zhengming) e fazer distinções "isso/não presente" (shi/fei ). [carece de fontes] Entre o elenco de personagens das histórias do Zhuangzi, está Laozi, o autor do Tao Te Ching, bem como Confúcio.
Daozang
O Daozang é, por vezes, referido como o cânon taoista. Foi, originalmente, compilado durante as dinastias Jin, Tang e Song. A versão publicada sobreviveu durante a dinastia Ming. O Ming Daozang inclui quase 1 500 textos. Seguindo o exemplo do budista Tripitaka, é dividido em três dong "cavernas", "grutas"). Eles estão organizados do mais alto para o mais baixo:
Símbolos que os taoístas usam:
Principais ritos:
Os rituais praticados na Sociedade Taoísta do Brasil foram organizados pelo Mestre Celestial há 2.000 anos.
O Ritual da Purificação é sóbrio e comedido. Sua prática purifica. Durante o ritual, são feitos pedidos para nos desenvolvermos espiritualmente e colaborarmos no desenvolvimento dos demais seres.
Já o Ritual da Oferenda é informal e passa sentimento de alegria. Durante este ritual, são realizadas oferendas variadas (frutas, flores, incenso, velas, alimentos, etc.) para as divindades, como forma de agradecimento e devoção. É realizado diariamente nos mosteiros, entre as onze e treze horas, quando o céu encontra-se o mais próximo de nós e com o Maximo de energia. Neste momento tudo é luz,
...