Reação a Leitura Orientação da Criança
Por: Elaine Rebouças • 21/11/2020 • Resenha • 496 Palavras (2 Páginas) • 4.317 Visualizações
Livro: ORIENTAÇÃO DA CRIANÇA Autor: Ellen White
Nome: Elaine Cristina Ferreira Rebouças de Souza
REAÇÃO A LEITURA DOS CAPÍTULOS 4, 5, 6, 7, 8, 31 (em uma página).
A autora apresenta métodos eficazes de ensino para conduzir a criança no bom caminho. Nos orienta a ser sábios ao governar o nosso lar pedindo a Deus que nos mostre a melhor maneira de fazê-lo. Ensinar os pequeninos a ter dependência de Deus desde muito cedo, mesmo nas pequenas coisas. Educá-los com amor e calma para que sejam crianças amorosas, honestas e santas. Aconselha a nos espelharmos nos métodos empregados nos tempos antigos. Nos tempos de Israel, o próprio Senhor orientou a ensinar a criança a respeito da Sua bondade, da Sua lei e estatutos por meio de cantos, orações e lições tiradas das Escrituras para as tenham no coração e que façamos isso de maneira simples e com brevidade. Toda mãe deve dedicar tempo para conversar com seus e filhos, ganhe a confiança deles para que a criança lhe abra o coração e a mãe possa corrigi-lo onde falham. Devemos ensinar as crianças a contemplar a natureza e a deslumbrar as belas obras do Criador. Ensiná-los também por meio de leitura de publicações, estudo da palavra de Deus e tomando tempo para lerem juntos.
A bíblia deve ser o manual da criança, precisamos desde muito cedo ensinar a crianças a amar a palavra de Deus com suas histórias fantásticas, enfatizando sempre o amor de Deus por nós. Seremos bons exemplos para nossos filhos sendo bons leitores apaixonados pela palavra de Deus.
Depois da bíblia, a natureza deve ser o nosso grande guia, devemos ensinar a criança a ver Deus em cada grande e pequena obra da natureza. Mostrar que tudo que Deus fez aqui na terra foi porque Ele nos ama e que o Seu caráter também é revelado através da natureza. Ela apresenta que a natureza nos traz lições práticas como ouvir a voz de Deus no som da natureza, que Deus é perfeito assim como a natureza é perfeita, que o Criador nos proveu tanta coisa boa e também nos proveu um dia para descansarmos: o sábado. Nos deu a Sua lei para que fossemos felizes se as obedecermos, nos deu o solo para prover o nosso sustento.
Podemos usar a parábola do semeador para contar para as crianças que assim como solo precisa ser preparado para receber a semente, o nosso coração também precisa ser preparado para a sementes da verdade, que elas precisam cultivar o jardim de seus coraçõezinhos e que assim como as plantinhas crescem que elas cresçam em graça diante de Deus.
A primeira professora da criança é a mãe. É sua responsabilidade formar o bom caráter de seus filhos para poderem enviá-los ao mundo e depois ao céu. Segui as orientações da palavra de Deus e vivê-las sendo um exemplo vivo é a chave para o sucesso.
Se o caráter de Deus está revelado no caráter dos pais consequentemente esse caráter também será revelado nos filhos.
...