Regra Capital: A Escritura é sua própria interprete
Por: Jorge Luiz • 2/12/2019 • Trabalho acadêmico • 1.014 Palavras (5 Páginas) • 204 Visualizações
Regra Capital: A Escritura é sua própria interprete.
Conceito: A Bíblia é explicada pela própria Bíblia, ou seja, a Escritura é a sua própria intérprete.
Aplicação: João 3.7
“Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”
Jesus afirma para Nicodemos que é necessário nascer de novo. O novo nascimento de acordo com João 3:6 é o nascimento do espirito do homem.
O pecado trouxe a morte para espirito do homem, a Bíblia diz em efésios 2.1 que o homem está morto em seus delitos e pecados. Isso aconteceu quando Adão pecou como conta em gênesis 3. E Romanos 5.12 diz que através de Adão, o pecado entrou e com ele a morte, porque todos pecaram. Mas a Biblia em Efésios 2.6 afirma que somente a fé em Jesus pode ressuscitar ou fazer nascer o espirito do homem, “afim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor”, como afirma Paulo aos Efésios no versículo 21 do capitulo 5.
1ª Regra: Termos no contexto Imediato.
Conceito: Todo termo deve ser tomado no sentido indicado pelo conjunto da frase.
Aplicação: João 3.3
“Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”
O termo “nascer de novo” no sentido da frase não significa voltar ao ventre materno. Significa começar novamente. Deixar de lado tudo que havia aprendido com a lei e abraçar a fé em Jesus para ver o reino de Deus.
Termo: “Ver o Reino”. A palavra ver aqui não representa enxergar. Tem o sentido de entrar no Reino, fazer parte do reino de Deus.
Termo: “Reino”. Se refere à eternidade com Deus. A vida que aqueles que crerem em Jesus terão após a morte.
2ª Regra: Termos no contexto geral.
Conceito: Tornar os termos no sentido indicado dentro da perícope.
Texto: João 3.1-15
Aplicação: O termo “nascer” se refere a começar novamente. Jesus disse isso a Nicodemos, porque ele era um estudioso da Lei. Ele tinha conhecimento da Lei, mas não tinha conhecimento da revelação que a Lei apontava para o Cristo que estava conversando com ele. Jesus queria mostrar para Nicodemos que o que realmente Ele precisa não era do conhecimento da Lei, mas sim de conhecer Aquele de quem a Lei falava. Nascer de novo seria abandonar toda religiosidade e abraçar a fé em Jesus.
O termo “carne” não se refere a tecido muscular, se refere a ser humano, pessoa.
3ª Regra: Termos ou frase de acordo com a finalidade do texto.
Conceito: Considerar a finalidade do texto em que estão inseridos os termos obscuros com o propósito de compreende-los.
Texto: João 3
Aplicação: O propósito de João no capitulo 3 é afirmar que a fé em Jesus era o meio de salvação e vida eterna, não o cumprimento da Lei como os judeus acreditavam.
E ele prova isso relatando um diálogo entre Jesus e Nicodemos, onde Nicodemos um príncipe dos fariseus chega a Jesus e lhe faz um elogio, e Jesus logo lhe indica o caminho para a salvação através do novo nascimento e da fé em Jesus.
O capitulo 3 resume tudo isso de maneira sucinta no versículo 16, onde diz que a fé em Jesus é garantia para a vida eterna.
4ª Regra: Identificando o objetivo do livro:
Conceito: Antes de se tentar buscar o sentido do texto, é preciso identificar o sentido do livro.
Livro: Evangelho de João
Aplicação: O Evangelho de João tem como objetivo, apresentar Jesus como o Cristo, o Filho de Deus e levar as pessoas a compreender a importância de um relacionamento íntimo e de confiança com Jesus, pois somente esse relacionamento pode gerar vida para alguém. O próprio João deixa isso claro nos versículos 30 e 31 do capítulo 20.
...