Religiao
Seminário: Religiao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariuzzo • 16/9/2014 • Seminário • 461 Palavras (2 Páginas) • 324 Visualizações
Trabalho de religião:
1) O autor baseia sua afirmação de que as civilizações morreram de suicídio e não por forças externas, ma teoria que as religiões e a espiritualidade são dois elementos fundamentais para que uma civilização cresça e seja bem desenvolvida.
O autor diz também que os conflitos entre outras civilizações não são tão preocupantes, caso tenha uma boa base espiritual, porque assim serão forte o suficiente para se erguer quando necessário. Mas se o núcleo espiritual se perder, a civilização entrar em rápido declínio.
2) O surgimento para uma civilização universal se daria com a unificação das religiões. Toynbee, defendia que as religiões não precisavam soltar suas convicções, mas poderiam acabar com as rivalidades e hostilidades. Sendo assim teríamos uma só religião em todo o mundo e consequentemente uma única civilização.
3) As bases comuns entre religiões que permitem o dialogo entre elas são, a natureza humana, o atual estado do mundo , o fato de compartilhar de que os humanos não são a maior presença espiritual no universo, mas que existe uma presença maior- Dues ou a realidade absoluta e quarta e ultima base comum é o fato de todas tÊm um adversário comum na moderna veneração do homem e no poder humano coletivo.
4) Quando o autor fala de falsa religião, ele esta se referindo que em vez do poder espiritual mais elevado passaria se idolatrar mais o homem e o poder humano coletivo. Segundo Toynbee, tanto o consumismo e o nacionalismo eram formas de venerar o poder humano. Resumindo, a religião moderna que estava se formando por influências de modernas ideologias, nacionalismo, tirava Deus do centro e colocava o homem como um ser supremo, que para qual situação estava um tanto quanto errônea.
5) A religião de falso credo ou crença coletiva, corre o risco de se tornar opressiva quando, um Estado totalitário é imposto ás pessoas como um absoluto, e o individuo é submetido na autoridade em massa. A religião verdadeira é totalmente oposta a anterior, os sues princípios são baseados em uma incontestável experiência de uma relação intensamente pessoal entre humanos e sua autoridade nada de abusiva.
6) Essa afirmação pode ser entendida como sendo a religião a base de tudo das garndes civilizações e consequentemente da vida. Por isso encontramos no texto a afirmação dizendo que a historia nos revela que os verdadeiro moldadores do passado têm sido os lideres espirituais e não os dirigentes políticos. A religião nada mais é que a base de toda a cultura, sendo ela fundamental para o seu desenvolvimento e principalmente sua permanência como grandes potencias. No texto encontramos um trecho onde nos mostra que através da Fé podemos juntar as cinzas e recomeçar a construir um novo futuro para o passado. Tudo isso só é possível porque a religião esta sempre por trás de todos esses acontecimento.
...