Rubem Alves sobre "Protestantismo" e "Repressão"
Por: bilck • 24/6/2015 • Projeto de pesquisa • 347 Palavras (2 Páginas) • 580 Visualizações
1- O que o artigo se propõe a fazer?
O presente artigo propõe uma análise e reflexão sobre a obra de Rubem Alves sob os seguintes contextos:
1) O espaço quadripolar com uma apresentação semelhante a de Paul De Bruyne, enfatizando-se:
1.1 - A epistemologia;
1.2 - As teorias, técnicas e morfologia;
1.3 - A metodologia aplicada no livro “Protestantismo” e “Repressão”.
A respeito da obra “Protestantismo” e “Repressão”, convém salientar que houve a priorização da investigação científica, com base na sociologia e filosofia.
2- Apresente as considerações e conclusões do artigo:
Os métodos que Rubem Alves utilizou para se referir ao "Protestantismo Brasileiro" e ao "Protestantismo Latino Americano" como um movimento religioso, foram apresentados por Leonildo S. Campos. Para este, atualmente o protestantismo sofre retaliações de toda a ordem, seja social, seja ética, seja cultural, seja política, enfim, nos moldes de 1979. Na época, haviam movimentos de anti-comunismo, de anti-catolicismo e fundamentalismo. Temas abordados na presente obra. Atualmente, o contexto histórico e social não é muito diferente, diante da ameaça de terrorismo mundial e da perseguição de cristãos, em países como o Irã, a Somália, a Coréia do Norte, países do Oriente Médio, da África, da Ásia e até mesmo na América Latina, como o Brasil.
3- Faça um comentário crítico pessoal destacando os pontos mais significativos (méritos e deméritos) do artigo:
Como mérito, o autor Rubem Alves traz esperança em seus textos.
Como demérito, por um outro viés, o autor expressou um certo pessimismo em relação ao protestantismo, das décadas de 70, 80 e 90 para cá.
4- Relacione as contribuições do artigo para você:
Na época que a presente obra foi escrita, não havia a liberdade religiosa que vigora atualmente, em nosso país. O Brasil é um país laico, segunda a sua Constituição Federal. O art. 5º, inciso VI, da CF/88, garante a liberdade religiosa a todos, nesta nação. Todavia, em virtude do Terrorismo e da perseguição religiosa, esta liberdade religiosa muitas vezes é tolida por determinados grupos. Sendo assim, o presente artigo nos faz refletir sobre o passado e o futuro do "Protestantismo" no Brasil e no mundo, com base na Palavra de Deus.
...