Seitas E Heresias
Casos: Seitas E Heresias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: steinte • 11/9/2014 • 10.462 Palavras (42 Páginas) • 425 Visualizações
Seitas
E
Heresias
Editado por: Fabio Pereira
fabionega@yahoo.com.br
INTRODUÇÃO
O que é uma seita ou heresia?
Seita, ou heresia, no original é a palavra hairesis que significa, segundo Strong, um grupo de homens escolhendo seus próprios princípios.
Poderíamos definir que, SEITA é um grupo religioso que se separa de um corpo maior, e, que HERESIA é uma opinião doutrinária contrária à verdade religiosa.
A Palavra do Senhor nos diz em 2 Pedro 2:1 “Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição”.
Este estudo pretende dar uma pequena introdução neste mundo tão vasto de “religiões” que nos cercam hoje em dia. Falaremos de cinco grupos religiosos: ASD Adventistas do Sétimo Dia; IGREJA LOCAL – A Igreja De Witness Lee; Testemunhas de Jeová; Catolicismo Romano e os Mórmons.
Espero que você possa aprender mais sobre estes grupos e possa se “prevenir” dos ataques que eles nos fazem todo dia, seja pela televisão, rádio, revistas, Internet, visitas, etc...
Devemos acima de tudo, obedecer ao que o Apóstolo Pedro disse em 1Pe 3:15-18 “Tenham no coração de vocês respeito por Cristo e o tratem como Senhor. Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm. Porém façam isso com educação e respeito. Tenham sempre a consciência limpa. Assim, quando vocês forem insultados, os que falarem mal da boa conduta de vocês como seguidores de Cristo ficarão envergonhados. Porque é melhor sofrer por fazer o bem, se for esta a vontade de Deus, do que por fazer o mal.” (NTLH)
Que Deus possa abençoá-lo a cada página lida e estudada.
Um grande Abraço.
Irmãos Fabio e Cláudia Pereira.
ADVENTISMO
IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA (ASD)
ADAPTADO DO ARTIGO POR TIMOTHY OLIVER
ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL: Sediada em Washington, D.C., a capital dos Estados Unidos, e organizada como uma democracia representativa. Escalões de base elegem representantes para escalões mais altos. As determinações, administração de políticas, e o controle doutrinal são impostos pelos altos escalões.
A liderança administrativa é composta da Presidência e do Comitê Executivo da Conferência Geral, sob as quais estão as outras unidades administrativas: a Associação Geral, que é formada pelas Uniões; estas são formadas pelas Associações e Missões, as quais são formadas por Igrejas e Congregações. Várias universidades, faculdades e escolas, bem como vários hospitais, são também mantidos pela organização
TERMOS CARACTERÍSTICOS: “Juízo investigativo”, “Espírito de Profecia”, “Igreja Remanescente”.
HISTÓRIA
William (Guilherme) Miller (1782–1849), um pregador itinerante Batista de New England, que fundou o Movimento do Advento na América, previu que o mundo acabaria em 22 de março de 1843 com o retorno de Cristo. Seus seguidores condenaram todas as igrejas daquela época como sendo apóstatas, “Babilônia”, e incentivaram todos os cristãos a saírem delas. Muitos o fizeram, e um movimento “adventista” nasceu e cresceu rapidamente. [1]
Não ocorrendo o retorno de Cristo na data prevista, apontaram para a data de 22 de outubro de 1844. Jesus novamente não veio. Após esse “grande desapontamento”, um outro grupo, o “pequeno rebanho” insistiu que a data da sua previsão original tinha sido correta. Eles decidiram que o evento que ocorreu em 1844 foi na verdade a entrada de Cristo no Santo dos Santos do Santuário Celestial, onde ele supostamente deu inicio ao “juízo investigativo”. Este juízo revela aos seres celestiais quem dentre os mortos será digno de ter parte na primeira ressurreição, e quem, dentre os vivos, está preparado para a trasladação ao reino eterno. Essa doutrina foi endossada e ensinada por Ellen G. White. [2]
De 1844 a 1851 o grupo ensinou a doutrina da “porta fechada”, baseada na parábola das dez virgens. [3] Qualquer pessoa que não tivesse a mensagem adventista quando Jesus entrou no santo dos santos ficaria de fora permanentemente, como ocorreu com as cinco virgens néscias. Separadas do Noivo, elas não podiam assim se tornarem membros dos Adventistas, nem terem nenhuma esperança de vida eterna. Ellen White aprovou e ensinou essa doutrina, e sua primeira visão foi responsável em grande parte pela aceitação da doutrina por parte dos Adventistas. [4]
Em 1846 o grupo tinha adotado a doutrina dos Batistas do Sétimo Dia, que ensinavam que todos os cristãos tinham de observar o sábado, o sétimo dia da semana. Uma versão elaborada dessa doutrina, combinada com a doutrina do juízo investigativo, se tornaram a marca característica dos Adventistas do Sétimo Dia.
Em 1850 James White (1821–1881) e Ellen G. White (1827–1915) começaram a publicar a revista The Review & Herald, disseminando suas doutrinas adventistas e sabatistas. Isso contribuiu para que muitos “Milleritas” (seguidores de William Miller) se organizassem num corpo distinto que adotou o nome de Igreja Adventista do Sétimo Dia em 1860, incorporado formalmente em 1863 com aproximadamente 3.500 membros em 125 congregações [5]. Ellen White nunca ostentou oficialmente o titulo de líder da igreja, mas foi uma das fundadoras e assumidamente uma líder espiritual.Ela propositadamente recusou o titulo de “profetisa”, e se auto-denominou “mensageira”.
[6] Ela, porém, alegou ter o “Espírito de Profecia”, e que suas mensagens vinham diretamente de Deus para a direção e instrução da igreja. Com seu conhecimento e consentimento, outros a chamaram de profetisa, e até mesmo de o próprio “Espírito de Profecia”. [7] Tendo apenas uma educação de
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